jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Os porquês da desigualdade!

Por que a população brasileira vive duas realidades tão distantes uma da outra?

Publicado por Mauricio Souza
há 6 anos
4
0
0
Salvar

Tornou-se lugar-comum afirmar que o trabalho escravo forneceu as bases para a construção do Brasil, desde o período colonial até próximo do final do império brasileiro, quando a Lei Áurea libertou os escravos no país. Formalmente, porque a população negra não teve oportunidade, nos planos econômicos e social, e de se integrar à vida nacional, podemos citar como exemplo, a escolha por mão de obra estrangeira ao invés da mão de obra daqueles, que até então, cuidavam de todo o serviço.

A essas pessoas, restaram, os papéis subalternos associados à pobreza material, analfabetismo, fazendo do negro liberto um 'cidadão' de segunda categoria, para não ter que usar palavras mais baixas.

Do século XV ao XIX, milhões de pessoas, os números variam muito e é difícil precisar, foram ARRANCADAS do seu mundo, acorrentadas e enviadas a locais estranhos para elas. Pessoas que perderam suas VIDAS, foram sucumbidas por um preconceito maldito!

Olho para nossa realidade social e vejo o tamanho do impacto negativo, que tamanha monstruosidade causou. Até os dias atuais se tem reflexo dessa dívida que dificilmente será sanada. Tal tratamento, a longo prazo desencadearia uma grande problemática, o baixo IDH.

Em questão de desenvolvimento humano o Brasil é o 10º país mais desigual no mundo, muito se vale de sua colonização, e a maneira pela qual foi criando sua gênese social desigual. Temos um longo caminho pela frente para combater essa dura realidade.

  • Sobre o autorEstudante de Direito
  • Publicações1
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações132
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/os-porques-da-desigualdade/590788493
Fale agora com um advogado online