jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Painel discute exercício da advocacia em outros países

há 12 anos
0
0
0
Salvar

Reunião que integrou programação da VI Conferência Estadual dos Advogados teve participação do presidente da Comissão Nacional de Relações Internacionais.

Realizada na manhã desta quinta-feira (12), durante a VI Conferência Estadual dos Advogados, em Porto Alegre, uma reunião chamou a atenção pelo currículo de alguns de seus participantes, entre eles o ex-presidente do CFOAB Cézar Britto e a primeira mulher a ter presidido a OAB/RS, Cléa Carpi da Rocha. Britto atualmente preside a Comissão Nacional de Relações Internacionais.

O painel teve a participação do presidente da Comissão Internacional e Integração do Mercosul (CERIM), Marcino Fernandes Rodrigues, e do presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB/RJ, Rodrigo Loureiro.

Entre os temas discutidos, estiveram: o exercício da advocacia em outros países, assim como a atuação de escritórios estrangeiros no território brasileiro, advogando ou atuando como consultores.

Para Marcino, a CERIM tem muito a colaborar no âmbito nacional. "As peculiaridades de nosso Estado, por termos fronteiras com os países do Mercosul, fazem com que tenhamos um grande intercâmbio cultural e profissional", destacou.

O relacionamento da OAB com outros países e mesmo a possibilidade de atuar no Exterior tem sido estimulados; conforme Britto: "Já criamos a União de Advogados de Língua Portuguesa e o Colégio de Órgãos de Advogados das Américas", intensificando o contato com profissionais de outros países.

O ex-presidente da OAB Nacional apontou também os convênios com países como Espanha, França e Alemanha, na área de Direitos Humanos, com assistência mútua.

"A globalização, com a qual todos já nos acostumamos quando falamos de economia, está cada vez mais presente nas relações de trabalho, e os advogados devem estar conscientes de que a tendência é que as fronteiras diminuam, ampliando as possibilidades de trabalho", explicou.

A VI Conferência Estadual dos Advogados, bem como toda a programação alusiva aos 80 anos da OAB/RS, pode ser realizada por meio da comercialização de cotas de patrocínio e venda de stands aos expositores que participam dos eventos, desonerando, desta forma, a entidade de custos.

Participaram, também, da reunião, o decano da Faculdade de Direito da Universidade de La Empresa, em Montevideo, Uruguai, Ruben Correa Freitas.

  • Publicações25933
  • Seguidores83
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações16
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/painel-discute-exercicio-da-advocacia-em-outros-paises/3086371
Fale agora com um advogado online