jusbrasil.com.br
22 de Maio de 2024

Palestra orienta sobre integração entre lavoura e pecuária

há 12 anos
0
0
0
Salvar

Porto Alegre - Os produtores rurais de Pinhal da Serra e região terão a oportunidade de participar de palestra técnica realizada pelo Sebrae no Rio Grande do Sul sobre o tema integração lavoura-pecuária, ministrada pelo professor Paulo Cesar de Faccio Carvalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento será realizado nesta quinta-feira (21), às 17h30, no Auditório da Câmara de Vereadores.

A palestra é uma ação que integra o Programa Juntos para Competir, oferecido aos participantes do projeto Desenvolver a Bovinocultura de Corte na Serra Gaúcha, do Sebrae no estado. O objetivo é orientar os produtores sobre a importância da integração da lavoura com a produção pecuária, seus benefícios e implicações nos negócios da propriedade rural. "A informação é uma importante aliada de quem deseja empreender. É fundamental conhecer as inovações, ofertas do setor, vantagens e desvantagens", afirma o presidente do Conselho Deliberativo da instituição, Vitor Augusto Koch.

A integração lavoura-pecuária aborda diferentes sistemas produtivos: grãos, fibras, madeira, carne, leite e agroenergia, implantados na mesma área. Normalmente, essa integração envolve o plantio de grãos e a recuperação ou implantação de pastagens.

Para a técnica da Regional Serra do Sebrae no Rio Grande do Sul, Angelica Louvani Inácio Brandalise, o plantio de lavouras em áreas de pastagens degradadas é uma fórmula usada há muitas décadas pelos produtores rurais para recuperar a capacidade produtiva dos pastos e dos solos. "Com o avanço da tecnologia no campo, essa prática se modernizou e vem sendo executada com a adoção de técnicas combinadas que geram alta produtividade. É importante que essas informações cheguem aos empreendedores rurais, para que eles tenham condições de aprimorar a produção".

As tecnologias e outras potencialidades da integração serão trabalhadas na palestra, como a recuperação ou reforma de pastagens degradadas; melhoria das condições físicas e biológicas do solo com a pastagem na área de lavoura; recuperação da fertilidade do solo com a lavoura na área de pastagens degradadas; produção do pasto; forragem conservada e grãos para alimentação animal na estação seca; entre outros.

O projeto Desenvolver a Bovinocultura de Corte na Serra Gaúcha teve início neste ano e fechará o ciclo em 2015. Mais de 140 produtores são atendidos diretamente pelo projeto, nos municípios de Pinhal da Serra, Caxias do Sul, Muitos Capões, São Francisco de Paula, Vacaria, Ipê e Campestre da Serra.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS

Telefones: (51) , (51) ou (51)

Central de Relacionamento ao Cliente do Sebrae/RS: 0800 570 0800

Twitter: @sebraers

Facebook: Sebrae RS (Oficial)

  • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
  • Publicações15189
  • Seguidores225
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações24
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/palestra-orienta-sobre-integracao-entre-lavoura-e-pecuaria/3158731
Fale agora com um advogado online