jusbrasil.com.br
9 de Maio de 2024

Pastora evangélica sem vínculo empregatício

Publicado por Espaço Vital
há 13 anos
0
0
0
Salvar

A 9ª Câmara do TRT-15 não reconheceu vínculo empregatício de pastora evangélica em relação à igreja em que pregava.

Admitida em 2006, foi dispensada três anos e um mês depois sem justa causa. A pastora afirmou, segundo consta do processo na 1ª Vara do Trabalho de Araraquara (SP), que "não teve o seu contrato de trabalho reconhecido; sofreu dano moral; não recebeu, corretamente, as férias, os trezenos salários e as verbas rescisórias" , apesar de ter dito, em depoimento "que o serviço prestado na reclamada era com intuito de fé" .

A igreja alegou que "inexistiu o alegado vínculo empregatício" , mas confirmou que a pastora recebia contribuição pecuniária de 30%, como todos os demais responsáveis de igreja recebem, para ajuda de custo.

O juízo de 1ª instância julgou totalmente improcedente o pedido da pastora, com base no entendimento de que "o trabalho religioso, cujo vínculo se centra na fé não caracteriza o vínculo empregatício". A decisão de primeira instância ainda lembrou que "a fé não é, ou não deveria ser, objeto de comercialização ou de interesse econômico". Inconformada, a pastora recorreu.

Decisão

O relator, desembargador Gerson Lacerda Pistori, afirmou que "em linha com a hipótese excepcional prevista na Lei Previdenciária, que admite o recolhimento como autônomo para pastores e padres das religiões sem fins lucrativos, não se deve reconhecer o vínculo empregatício entre quem exerce o sacerdócio e a respectiva entidade religiosa. E a principal justificativa está no fato de que o sacerdócio deve ser entendido como uma vocação, mas nunca como uma profissão".

Atua em nome da ré o advogado Benedicto Fernandes Filho. (Proc. nº

035100-44.2009.5.15.0006 - com informações do TRT-15 e da redação do Espaço Vital)

  • Publicações23538
  • Seguidores516
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações120
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pastora-evangelica-sem-vinculo-empregaticio/2487689
Fale agora com um advogado online