jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Pedido liminar que solicitava extinção do 2º Cartório de Notas de Garanhuns é negado

há 12 anos
0
0
0
Salvar

O desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, membro da 5ª câmara cível, negou, nesta quinta-feira (18), o pedido de liminar referente ao mandado de segurança, que buscava incorporar o acervo do 2º Cartório de Notas de Garanhuns ao 3º Cartório de Notas da mesma localidade. A ação foi movida pelo titular do 3º tabelionato, Raimundo Miguel França de Carvalho, contra o ato nº 1143/12, alusivo à lista de cartório vagos em Pernambuco, assinado pelo presidente do judiciário, desembargador Jovaldo Nunes.

O autor da ação solicitou a suspensão do ato, apontando sua ilegalidade e, consequentemente, a exclusão do 2º Cartório de Notas do edital do concurso de notários que será realizado em fevereiro de 2013. Raimundo Miguel alega que a partir da abertura de vaga a unidade deveria ser extinta e anexada ao 3º serviço de tabelionato.

Segundo o desembargador Agenor Ferreira, apenas unidades que são exclusivamente de notas podem ser extintas. “O Cartório do 2º Ofício da Comarca de Garanhuns/PE, então declarado vago pelo ato atacado, tem atribuições cumuladas de Notas e Protestos de Títulos, não sendo, portanto, exclusivamente de notas, razão pela qual não poderia a serventia ser declarada extinta, como pretendido pelo impetrante, mas sim a sua vacância, como assim o fora, atestando inexistência de ilegalidade”, escreveu o magistrado na decisão.

...........................................................................

Pedro Fernando da Hora

Ascom TJPE

  • Publicações2935
  • Seguidores314
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações15
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pedido-liminar-que-solicitava-extincao-do-2-cartorio-de-notas-de-garanhuns-e-negado/100133923
Fale agora com um advogado online