jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Peluso corrige equívoco em pena sugerida para Henrique Pizzolato

Publicado por Agência Brasil
há 12 anos
0
0
0
Salvar

Débora Zampier

Repórter da Agência Brasil

Brasília O ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal (STF), cometeu ontem (29) um equívoco ao anunciar a pena do réu Henrique Pizzolato no julgamento do chamado mensalão. A correção só pode ser percebida hoje (30), quando a assessoria do Tribunal divulgou documento oficial com as penas aplicadas pelo ministro aos reús que constam do terceiro capítulo do processo.

Peluso condenou o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil pelo crime de lavagem de dinheiro, mas aparentemente não somou a pena na conta final. Ontem, ele anunciou que a pena sugerida era de oito anos e quatro meses de prisão. No entanto, o documento apresentado hoje registra pena de 12 anos e um mês de reclusão, que dá justamente o acréscimo da pena de lavagem de dinheiro (três anos e nove meses). Nos dois casos, o ministro aplicou o regime fechado.

A confusão sobre a pena de Pizzolato reflete críticas feitas ontem pelos advogados do caso, que consideraram que o ministro não foi coerente em seu voto. Mais cedo, Peluso havia absolvido João Paulo Cunha pelo crime de lavagem de dinheiro. Para os defensores, não faria sentido absolver um réu e não absolver o outro, se a sistemática para o saque do dinheiro foi a mesma.

O gabinete do ministro informou, via assessoria de imprensa do STF, que o erro ocorreu porque Peluso esqueceu de ler uma parte do voto.

Edição: Lana Cristina

  • Publicações90686
  • Seguidores338
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações20
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/peluso-corrige-equivoco-em-pena-sugerida-para-henrique-pizzolato/100047167
Fale agora com um advogado online