jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Perdão de dívidas de países estrangeiros passará também pela CRE

Publicado por Senado
há 11 anos
0
0
0
Salvar

Atualmente discutidos somente na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, os projetos de perdão e renegociação de dívidas de outros países com o Brasil deverão passar a ser examinados também pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). É o que prevê o Projeto de Resolução 59/2013, aprovado em Plenário nesta quinta-feira (17) em votação simbólica. Antes da aprovação do projeto, os senadores rejeitaram emenda do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pelo qual os projetos de perdão de dívidas também seriam submetidos à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

O projeto, do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), altera o Regimento Interno do Senado, segundo o qual os pedidos de autorização para operações externas de natureza financeira e de interesse da União são discutidos somente na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a quem cabe formular o respectivo projeto de resolução para conceder ou negar a medida pleiteada. Na justificação da matéria, Ricardo Ferraço ressaltou a competência da CAE para tratar assuntos de natureza financeira, mas ponderou que há necessidade de se debater o tema também sob a ótica da política externa.

“Estamos falando, aqui, das mensagens que propõem perdão e reescalonamento de dívidas de que o Brasil é credor. Efetivamente, nesses casos, é necessário analisar não apenas os aspectos econômicos da matéria, mas, sobretudo, de um tema de política internacional do país”, destaca o senador.

De acordo com o Ministério da Fazenda, vários países do continente africano possuem dívidas oficiais em atraso com o Brasil, geralmente no que diz respeito ao financiamento à exportação concedido nas décadas de 1970 e 1980 com recursos do extinto Fundo de Financiamento às Exportações (Finex). Um dos beneficiados com a reestruturação da dívida é a República do Congo. Em documento enviado à Presidência da República, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, destacou que a renegociação abrirá novas possibilidades para o estreitamento das relações econômicas e comerciais entre os dois países. Em maio, a presidente Dilma Rousseff enviou mensagem ao Senado propondo o reescalonamento da dívida de US$ 352,6 milhões, e a medida foi aprovada em 10 de julho, após intenso embate entre governo e oposição.

  • Publicações54073
  • Seguidores268525
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações69
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/perdao-de-dividas-de-paises-estrangeiros-passara-tambem-pela-cre/111950892
Fale agora com um advogado online