jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Pescador é condenado por estelionato

há 11 anos
0
0
0
Salvar

O Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP) obteve a condenação do pescador Ronaldo de Sousa Mendes por estelionato. Ele apresentou documentação falsa ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para obter seguro-desemprego estabelecido em favor dos pescadores artesanais, conhecido como seguro-defeso.

Na documentação apresentada ao MTE, constava que Ronaldo só tinha renda proveniente da pesca artesanal. No entanto, ele também tinha vínculo empregatício com a Secretaria Municipal de Administração da Cidade de Santana/AP. Pela lei, só pode receber o seguro-defeso o pescador artesanal que não possui outra fonte de renda.

De dezembro de 2006 a março de 2007, Ronaldo de Sousa Mendes recebeu quatro parcelas do benefício. Mas, para o MPF/AP, ele tinha perfeita ciência do caráter ilícito da conduta que cometia. Segundo o procurador da República George Lodder, se exite outra fonte de sustento para garantir a subsistência familiar, não há motivos para o pescador receber benefício do Estado.

Pelo crime, ele foi condenado ao pagamento de multas. O réu ainda pode recorrer da sentença.

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República no Amapá

(96) 3213 7815

ascom@prap.mpf.gov.br

Twitter: @MPF_AP

  • Publicações439
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações15
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pescador-e-condenado-por-estelionato/100452815
Fale agora com um advogado online