jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

PGR: MP revogada não pode ser reeditada na mesma sessão legislativa

há 15 anos
0
0
0
Salvar

A Constituição Federal proíbe a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido revogada. Prática contra esse entendimento viola o princípio da separação dos poderes. Com essa opinião, o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer em ação direta de inconstitucionalidade (ADI 3964) , com pedido de medida cautelar, ajuizada pelo PSDB e pelo Democratas.

Os partidos querem a impugnação da Medida Provisória nº 394 /2007, que dá nova redação ao parágrafo 3º do artigo da Lei nº 10.826 /2003, ao dispor sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas (Sinarm). Alegam que seria uma reedição da MP nº 379 /2007, que foi revogada.

O STF analisou a medida cautelar e considerou procedente o pedido do PSDB e do Democratas. Isso porque a Medida Provisória 394 /2007 incorpora temas da Medida Provisória 379 /2007, sem modificações substanciais, como a prorrogação do prazo para renovação de registros de propriedade de armas de fogo, expedidos pelos órgãos estaduais, e a fixação dos valores das taxas a recolher em caso de registro de armas, renovação do certificado de registro, expedição de armas, entre outros.

Agora, ao analisar o mérito da questão, o procurador-geral entende da mesma forma. A prevalecer a tese defendida em favor do texto impugnado, poder-se-ia admitir que fossem reeditadas sucessivas alterações de prazo, sob o mesmo argumento atinente a supostas mudanças na realidade fática. Estaria, pois, o Executivo impondo sua vontade ao Legislativo, furtando-lhe, de forma contumaz, a atribuição constitucional de deliberar sobre o tema, em flagrante violação ao princípio da separação dos poderes, destacou Antonio Fernando.

O parecer do procurador-geral será analisado pelo ministro Carlos Britto, relator da ação no STF.

Secretaria de Comunicação Social

Procuradoria Geral da República

(61) 3105-6404/6408

  • Publicações37267
  • Seguidores707
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1043
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pgr-mp-revogada-nao-pode-ser-reeditada-na-mesma-sessao-legislativa/801384
Fale agora com um advogado online