jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Pistoleiro que matou conselheiro federal da OAB será recambiado para Roraima

0
0
1
Salvar

Boa Vista (RR), 05/11/2011 - Uma equipe de policiais da Divisão de Capturas (Dicap) da Secretaria de Justiça e Cidadania foi ao Estado do Pará com a missão de fazer o recambiamento do fugitivo mais procurado de Roraima, José Ricardo Cardoso, apelidado de Ouriçado , que na década de 90 executou a tiros, em Boa Vista, o advogado Paulo Coelho Pereira, eleito naquela ocasião conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional de Roraima (OAB-RR).

Há mais de 18 anos fugindo da Justiça roraimense, ele foi preso em agosto deste ano após uma investigação conjunta que envolveu policiais civis de Roraima e do Pará. Ouriçado foi localizado vivendo na cidade de Marabá (PA). Após ser preso em cumprimento a mandado judicial da Justiça local, foi colocado em uma cela na 21ª Secional Urbana da Polícia Civil paraense, onde ficou aguardando nova decisão da Justiça de Roraima.

O recambiamento para uma prisão em Boa Vista foi determinado pela juíza Sissi Marlene Dietrich Schwantes, da 7ª Vara Criminal. De acordo com o que a Folha apurou, a transferência do preso para Roraima foi motivada pela decisão de levá-lo ao Tribunal do Júri Popular, julgamento este em data ainda a ser definida pela Justiça.

No entanto, por se tratar de um caso de grande repercussão, já que envolveu inclusive membro do próprio Poder Judiciário roraimense à época, como parte acusada do crime, e agora por se tratar de réu preso, a expectativa é de que o julgamento aconteça o mais breve possível. Tudo indica que o julgamento de Ouriçado, apontado como o executor do assassinato de Paulo Coelho, será a última página desse processo complexo, para o caso ser encerrado definitivamente.

A chegada da equipe policial com o preso está prevista para este final de semana e, por medida de segurança, não foram informados o dia nem o horário da chegada.

CASO

Paulo Coelho foi morto em uma emboscada quando chegava a sua casa, na rua Coronel Mota, no centro, na noite do dia 20 de fevereiro de 1993. Conforme as investigações à época dos fatos, a motivação para o assassinato do advogado foi política. O advogado tinha acabado de ser eleito conselheiro federal da OAB-RR e, em seu discurso, considerado inflamado, disse que daria prosseguimento a processos que estavam na Justiça, principalmente contra a nomeação de desembargadores para o Tribunal de Justiça de Roraima, especialmente contra o então desembargador Luiz Gonzaga Batista Rodrigues, que era conhecido como Gonzagão, já falecido.

Paulo Coelho foi então marcado para morrer e Ouriçado foi o pistoleiro contratado para matá-lo. Conforme a investigação, ele integrou a quadrilha comandada pelos irmãos Batista - Luiz Antonio Batista e Luiz Gonzaga Batista Júnior, filhos do desembargador Gonzagão - que anos depois do crime, após inúmeras manobras na Justiça, acabaram condenados em Júri Popular pela Justiça de Roraima como mandantes da execução do conselheiro. Outros acusados de integrar a quadrilha também foram levados a julgamento e alguns foram inocentados.

Ouriçado, por sua vez, conseguiu fugir de Roraima logo depois do assassinato. Era o único integrante da quadrilha que ainda não tinha sido preso. Ainda conforme a investigação da polícia, Ouriçado recebeu 15 milhões de cruzeiros, à época, como parte do pagamento pela execução do conselheiro federal.

Paulo Coelho foi morto com quatro tiros à queima-roupa, dos quais três na cabeça. Foram realizadas várias investigações para prender Ouriçado, mas ele conseguiu fugir e chegou a ser dado como morto. Enquanto permaneceu escondido, passou pelos estados do Amazonas e Ceará. Por último, se mudou para o Pará, onde já se encontrava há mais de oito anos. (Folha de Boa Vista)

  • Publicações19278
  • Seguidores264463
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações647
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pistoleiro-que-matou-conselheiro-federal-da-oab-sera-recambiado-para-roraima/2913671
Fale agora com um advogado online