jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

PL 7580/10: ANAUNI demonstra força no Congresso

0
0
0
Salvar

O sentimento gratificante de pertencer à carreira de Advogado da União pode ser percebido na sessão da Comissão e Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (25/10). O PL 7580/10 que cria 560 cargos de Advogados da União foi aprovado pela Comissão.

A presença das duas centenas de membros da carreira fizeram a diferença no plenário da Comissão. Os associados da ANAUNI demonstraram força e mobilização no parlamento.

Para o presidente da ANAUNI, Marcos Luiz da Silva, o emprenho da ANAUNI e dos diversos associados efetivaram a conquista: "Acho que ultrapassamos uma etapa importante da tramitação do projeto, e temos boas perspectivas em relação ao seu andamento no Senado. Mas penso que o que temos que destacar é a grande mobilização que os colegas fizeram naquela casa, assim como o reconhecimento da carreira de Advogado da União por todos os Parlamentares presentes. Penso que foi um momento histórico para a carreira, disse o Presidente.

O Advogado da União, Daniel Pais da Costa (Conjur/MP), fez questão de ressaltar o sentimento dos membros da carreira. É com muita felicidade que vemos a mobilização da carreira. Isso conseguiu fazer com que os deputados se sensibilizassem e aprovassem o projeto, disse.

Já a Advogada da União, Rachel Bendelai (Conjur/MS), destacou mobilização da carreira. Isso mostra que a carreira está realmente mobilizada. É um sinal da aprovação desses cargos, concluiu.

Os cargos serão criados em duas etapas: 280 novos advogados em 2011, e outros 280 em 2012. Como tramita em caráter conclusivo, a proposta será agora encaminhada para o Senado, exceto se houver recurso para que seja analisada pelo Plenário da Câmara.

Discursos

O sentimento contagiou diversos parlamentares que expressaram discursos inflamados em defesa da instituição Advocacia-Geral da União.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o deputado João Paulo Cunha, destacou o papel da ANAUNI pela aprovação do projeto em seu discurso no Plenário. A ANAUNI esteve comigo mais de uma vez pedindo que fosse votado esse projeto. Queria parabenizar a mobilização dos Advogados da União de hoje. É um reconhecimento tardio, mas em boa hora, destacou.

O relator na CCJ, deputado Fábio Ramalho (PV-MG), ressaltou o interesse público de reforçar o quadro da Advocacia-Geral da União (AGU), que há anos não aumenta seu quadro de advogados. É um projeto que deve ser aprovado, disse.

O deputado Fábio Trad (PMDB/MS) ressaltou a valorização da AGU. É sempre bom ressaltar a valorização estratégica da Advocacia-Geral da União. Para se ter o valor dos Advogados da União basta relacionar os valores por eles obtidos nos recursos a favor da União, comentou.

O deputado José Mentor (PT/SP) dissq que o projeto nada mais visa do que ampliar a estrutura da AGU. Na verdade, está buscando mais recursos à favor da União. Meu voto é a favor.

O deputado Luiz Couto (PT/PB) disse que a AGU tem recebido diversas outras competências, daí a importância da aprovação desse projeto.

O deputado Bonifácio de Andrada (PSDB/MG) ressaltou que o projeto focaliza um dos setores fundamentais para o favorecimento do Estado. Apoiamos a aprovação.

O deputado Felipe Maia (DEM/RN) destacou que a aprovaçãoo desse projeto é fundamental para nosso país.

Já o deputado Roberto Freire (PPS/PE) disse que a AGU é fruto da concepção de defender o Estado. Portanto, o fortalecimento do Estado não é outra coisa senão aprovar o projeto.

O deputado Marcos Feliciano (PSC/SP) deu parabéns à democracia brasileira pela aprovação deste projeto.

O deputado Vicente Arruda (PR/CE) disse que a AGU hoje é uma instituição que está servindo ao Brasil com exemplo de dedicação.

O Projeto agora segue para o Senado, onde será apreciado pelas respectivas comissões.

  • Publicações483
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações12
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pl-7580-10-anauni-demonstra-forca-no-congresso/2899301
Fale agora com um advogado online