jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Plano de Demissão Voluntária não pode ter renuncia genérica

JT declara invalidade de renúncia genérica de direitos trabalhistas inserida em recibo de PDV

2
0
0
Salvar

Decisão recente da 2ª Turma do TRT/MG considerou inválida a renúncia prévia e genérica de direitos trabalhistas inserida em recibo de indenização por adesão a Plano de Demissão Voluntária (PDV): “A adesão ao PDV não pode ter o condão de autorizar a compensação da quantia recebida a título de incentivo com eventuais direitos trabalhistas violados ao longo do contrato de trabalho. Não se pode, portanto, em virtude da adesão ao programa e do recebimento do incentivo, obrigar o empregado a autorizar, em contrapartida a compensação de outros eventuais direitos que decorram de condenação judicial” – explica o relator do recurso, juiz convocado Paulo Maurício Ribeiro Pires.

No caso, o reclamado pretendia que se fizesse a dedução da quantia de R$ 8.411,24, recebida pela autora em virtude de adesão ao PDV, com eventuais créditos provenientes de condenação judicial, alegando que esta possibilidade estava expressamente prevista no recibo assinado pela reclamante. Argumentou ainda a defesa que a aplicação da OJ nº 270, SDI-I, do TST deve ser afastada, já que a adesão não implicou quitação do contrato de trabalho, mas apenas autorizou a dedução de valor recebido em eventual condenação judicial.

A Turma, no entanto, entendeu que essa compensação não é legalmente admitida. Até porque, a teor do que dispõe a Súmula nº 18, do TST, "a compensação, na Justiça do Trabalho, está restrita a dívidas de natureza trabalhista" e a quantia recebida no PDV tem natureza diversa, pois trata-se de um incentivo ao desligamento.

Para o relator, “não há que se conferir validade à renúncia prévia e genérica de direitos, adredemente estipulada pelo empregador e inserida no próprio recibo de indenização, ao qual os empregados simplesmente aderem e dão ciência” – arremata.

Por esse motivo, a Turma negou provimento ao recurso da empregadora.

( 0079100-76.2006.5.03.0004 AP )

fonte: http://as1.trt3.jus.br/noticias/no_noticias.Exibe_Noticia?p_cod_noticia=802&p_cod_area_noticia=A...

  • Sobre o autorAdvogado Especialista WhatsApp 11 980407282
  • Publicações434
  • Seguidores1248
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações687
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plano-de-demissao-voluntaria-nao-pode-ter-renuncia-generica/148919978
Fale agora com um advogado online