jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Planos de saúde devem custear cirurgia de redesignação sexual

há 5 meses
1
0
0
Salvar

Atenção decisão relevante!

A 3ª turma do STJ, por unanimidade, decidiu que as operadoras de planos de saúde têm a obrigação de custear as cirurgias de transgenitalização e de plástica mamária com implantação de próteses para mulheres transexuais.

O colegiado levou em conta que tais procedimentos de redesignação sexual são reconhecidos pelo CFM - Conselho Federal de Medicina como procedimentos de afirmação de gênero do masculino para o feminino e foram também incorporados ao SUS, com indicação para o processo transexualizador. Dessa forma, segundo o colegiado, tanto a cirurgia de transgenitalização quanto a implantação de próteses mamárias não podem ser consideradas procedimentos experimentais ou estéticos.

Você concorda com a decisão?

Processo: REsp 2.097.812

hashtag#planosdesaude

hashtag#direitodasaude

hashtag#direitodopaciente

hashtag#transexuais

Ative para ver a imagem maior.

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Médico e da Saúde
  • Publicações51
  • Seguidores13
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações18
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/planos-de-saude-devem-custear-cirurgia-de-redesignacao-sexual/2079998435
Fale agora com um advogado online