jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

Pleno extingue ação movida pelo Instituto Cidades

De acordo com o relator, desembargador João Mauro Bessa, a pretensão do requerente não se afigura como providência de natureza cautelar, mas como nítido inconformismo com a decisão

há 11 anos
0
0
0
Salvar

.

O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) decidiu pela extinção do processo nº 2011.005058-0/0002.00, sem resolução do mérito, movido pelo Instituto Cidades – Centro Integrado de Desenvolvimento Administrativo, Estatístico e Social, contra atos praticados pelo juiz Mauro Moraes Antony, à época na 2ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes. Os atos eram relativos aos envolvidos no concurso de 2011 da Defensoria Pública do Estado, que foi cancelado pelo próprio Executivo.

A decisão foi unânime, conforme voto do relator, desembargador João Mauro Bessa, na sessão desta terça-feira (13), presidida pelo desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa.

Segundo o relator, a ação cautelar não pode ser conhecida, pois não reúne as condições necessárias. Primeiramente, a ação foi proposta contra a pessoa do juiz, mas a decisão foi proferida pelo órgão investido de jurisdição, que não detém personalidade jurídica, por isto não pode ser parte.

Já o questionado interesse pessoal do juiz na causa e a idoneidade do magistrado deveriam ter sido suscitados em exceção de suspeição, conforme o voto do relator.

De acordo com o desembargador João Mauro Bessa, “a pretensão do requerente não se afigura como providência verdadeiramente de natureza cautelar, mas nítido inconformismo com a decisão impugnada, o que não se admite na via por ele escolhida, visto que não se presta como sucedâneo recursal”.

Patricia Ruon Stachon

TJAM

Fotos: Mário Oliveira

DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

Telefones

TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

Telefones

Corregedoria: (092) 2129-6672

Telefones

Fórum Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

  • Publicações2975
  • Seguidores143
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações32
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pleno-extingue-acao-movida-pelo-instituto-cidades/100649662
Fale agora com um advogado online