jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Pleno nega recurso de revisão de aposentadoria

0
0
0
Salvar

O Tribunal de Contas de Mato Grosso negou o recurso interposto pela tabeliã substituta aposentada, Nelza Faria. O processo foi julgado na sessão plenária do dia 11/06 e a recorrente buscou a revisão do Acórdão nº 454/2008 que registrou sua aposentadoria. Segundo o relator, conselheiro Valter Albano o motivo do recurso ser negado é porque o TCE-MT não dispõe de competência para qualquer inovação no título jurídico de aposentadoria submetido a seu exame.

A defesa alegou que a recorrente não tem o objetivo de que o Tribunal de Contas de Mato Grosso reveja o Ato Governamental nº 2.187/2007 , mas sim da própria decisão do TCE-MT que consta no Acórdão nº 454/2008 , que registrou sua aposentadoria e aprovou o cálculo de proventos.

O Regimento Interno do TCE-MT, que fundamentou o Acórdão nº 454/2008 , estabelece que a atuação do Tribunal se limita à análise da legalidade do ato, para fins de registro. As aposentadorias são encaminhadas ao TCE-MT pelo órgão que vai conceder o benefício, por meio de processo específico.

Dessa forma, no exercício da sua função constitucional de controle, o Tribunal de Contas verifica a legalidade da aposentadoria, e determina se ela será ou não registrada. Assim, o Tribunal de Contas não dispõe de competência para proceder a qualquer inovação no título jurídico de aposentadoria submetido a seu exame, como é ocaso. "A recorrente pode pedir a revisão ao próprio órgão concedente ou por vias judicias", explicou o relator.

  • Publicações6434
  • Seguidores61
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações20
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pleno-nega-recurso-de-revisao-de-aposentadoria/100560950
Fale agora com um advogado online