jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Poderes, multas e prisões

Publicado por Estadão
há 11 anos
0
0
0
Salvar

Análise: Rafael Mafei e Rubens Glezer

Na sessão de julgamento de ontem da AP 470, o ministro Dias Toffoli fez longo discurso de condenação à pena de prisão. Na ocasião, justificava o porquê de se aplicarem multas mais altas que as do revisor e penas de prisão mais baixas que as do relator.

Toffoli fez menção à fala de véspera do ministro da Justiça, que, ao responder à pergunta sobre sua posição quanto à pena de morte, disse que preferiria morrer a cumprir longo tempo de prisão nas cadeias do Brasil.

O plenário fez eco às críticas ao sistema carcerário, mas nem todos os ministros reagiram favoravelmente ao que lhes pareceu ser uma indevida confissão de culpa do Judiciário face ao problema prisional brasileiro. Gilmar Mendes afirmou que se espantava por só vir agora a manifestação crítica do ministro da Justiça, se é sabidamente tão antigo o problema. Celso de Mello, por sua vez, leu dispositivos que prescrevem as características que deveriam ter, mas não têm, as prisões - e quem as constrói e mantém são os Poderes Executivos (federal e estaduais), não o Judiciário.

A bem da verdade, o enfrentamento da questão prisional exige ação coordenada dos três Poderes. Ao Legislativo incumbe criar opções sancionatórias capazes de efetivar a garantia de individualização da pen...

Ver notícia na íntegra em Estadão

  • Publicações25625
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações16
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/poderes-multas-e-prisoes/100185641
Fale agora com um advogado online