jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Portador de ambliopia tem direito a nomeação

Publicado por Direito Vivo
há 15 anos
0
0
0
Salvar

Em concurso realizado em 2003 pela Fundação Universidade Federal de Sergipe - UFS, face a falta de reserva legal de vagas para deficientes, o Ministério Público recomendou que o certame fosse ajustado para contemplar os portadores de necessidades especiais (PNE). Assim, Fernando Matos Bezerra, portador de ambliopia (cegueira parcial não aparente), tornou-se o primeiro colocado dos concorrentes para as vagas especiais. A UFS, porém, não reconhecendo Fernando Matos Bezerra como PNE, nomeou a sexta colocada geral do concurso, Maria Aparecida Silva.

Fernando postulou ação de reconhecimento de direito à vaga que concorreu, de Técnico em Radiologia. Após nova avaliação médica, por perito designado judicialmente, e após verificação de compatibilidade com exercício do cargo, o juiz da 3ª Vara Federal de Sergipe, Edmilson da Silva Pimenta, julgou procedente o pedido e determinou a antecipação da tutela para efeitos imediatos de nomeação. Determinou ainda que a sexta colocada, preserva o direito da nomeação, já que não agiu de má fé e nada sabia sobre a condição do postulante.

  • Publicações15334
  • Seguidores71
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações294
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/portador-de-ambliopia-tem-direito-a-nomeacao/1988882
Fale agora com um advogado online