jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Portaria define três tipos de licenças ambientais

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos
4
0
0
Salvar

A portaria nº 19/2014 dá início à mudança nos procedimentos para a concessão de licenças ambientais em Fortaleza. Emitidas após avaliação técnica e administrativa, as licenças levam em consideração os potenciais impactos ambientais dos empreendimentos de pequeno, médio e grande porte, tais como poluição do ar, geração de resíduos sólidos, intervenção em cursos d’água e supressão de vegetação nativa, dentre outros aspectos.

A proposta foi submetida e aprovada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), órgão colegiado com participação da sociedade, e prevê tipos de licenciamentos específicos, de acordo com a finalidade, localização e características do projeto. Pela portaria, os licenciamentos passam a ser classificados em regular, simplificado e para o setor da construção civil.

“Além de agilizar o processo de emissão de licenças ambientais, a medida deve aumentar a regularização de diversas atividades, uma vez que facilita o acesso ao documento”, destaca Águeda Muniz, titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

De acordo com ela o texto ganhará efeito de lei após ajustes na Procuradoria Geral do Município (PGM) e aprovação na Câmara Municipal. “A tabela que indica quais empreendimentos são passíveis ou não de licenciamento ainda está sendo feita em conjunto com o Conselho e entrará posteriormente”, complementa.

Para André Montenegro, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon), a ação é positiva. “De fato, era necessário fazer uma reavaliação das regras para o licenciamento ambiental, as quais acabavam dando margem para duplas interpretações. Essa ambiguidade deixava o processo confuso e não era favorável nem ao órgão público, nem ao cidadão interessado na licença”.

Preocupações

“Acho perigoso para nosso município uma legislação ambiental à base de portaria, que entrou em vigor sem passar pela Câmara”, afirma Ademir Costa, ambientalista do Movimento Proparque.

“Outro aspecto abordado no texto é a regularização da atividade sem licenciamento e com permissão para continuar funcionando. Isso é ser conivente”, aponta.

Serviço

Veja a portaria na íntegra em: http://goo.gl/Ic6L9j

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2014/07/23/noticiasjornaleconomia,3286326/portaria-define...

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3784
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações35
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/portaria-define-tres-tipos-de-licencas-ambientais/128886397
Fale agora com um advogado online