jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Porte de arma para mulheres com Medida Protetiva: diz proposta de PL de Eduardo Bolsonaro

Publicado por DR. ADEvogado
há 2 anos
4
0
0
Salvar


O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) apresentou no início deste mês um projeto de lei para autorizar o porte de arma de fogo para as mulheres sob medida protetiva decretada por ordem judicial, ou em situações baseadas no gênero que as ameacem. O PL, criticado por instituições e autoridades que atuam no acolhimento a vítimas de violência doméstica, foi encaminhado para a Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara nesta terça-feira (9).

A medida apresentada pelo deputado alteraria a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, junto ao Sistema Nacional de Armas (Sinarm).

Para a promotora de justiça de enfrentamento à violência doméstica de São Paulo, Fabiana Dal’Mas, o uso de armas por vítimas induzirá o aumento de casos de feminicídio. Segundo dados do Instituto Sou da Paz divulgados em 2021, nos últimos 20 anos, 51% das mulheres vítimas de violência letal foram mortas por disparo de armas de fogo.

— É absolutamente provado pelas estatísticas que a liberação de armas de fogo em qualquer circunstância não garante a segurança para as mulheres. As vítimas de medidas protetivas não têm aptidão prática e treinamento para manuseio. A liberação de armas apenas interessa à indústria armamentista, que lucra. Com armas em casa as mulheres podem se tornar mais suscetíveis a serem vítimas dos próprios armamentos que carregam — explica a promotora.

Crime organizado: PF faz operação contra suspeitos de planejar resgate de chefe de facção em presídio federal

Na visão da especialista, a forma mais eficiente de reduzir os altos índices de violência contra a mulher no país é investir em políticas públicas de educação, acolhimento e punição.

— É preciso atuar no pilar preventivo e no pilar punitivo. O pilar preventivo prevê que sejam efetuadas políticas públicas de proteção à mulher como a Casa da Mulher Brasileira, equipar adequadamente as delegacias da mulher, além de treinar e capacitar todas as forças do sistema de justiça. Nas políticas punitivas, é necessária a aplicação rigorosa da lei com as penas adequadas à gravidade dos fatos praticados pelos agressores — defende Fabiana Dal’Mas.

O projeto de lei apresentando por Eduardo Bolsonaro segue em análise na Câmara dos Deputados.

(Por: Pâmela Dias / Fonte: O Globo)


🔥SIGA NOSSO FACEBOOK DE NOTÍCIAS E HUMOR JURÍDICO

Veja também:

👍 Banco de Petições - Totalmente Atualizado - Melhor Custo Beneficio!

📰 Curso Completo de Processo Civil 2021 - O melhor do Mercado!

📈 Petições Imobiliárias - Baixe 1 modelo gratuitamente!

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações98
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/porte-de-arma-para-mulheres-com-medida-protetiva-diz-proposta-de-pl-de-eduardo-bolsonaro/1611849438
Fale agora com um advogado online