jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Portugueses

Sessão especial proposta por Luis Cesar Bueno homenageou as tradições portuguesas em Goiás, na noite dessa 2ª-feira, 8.

0
0
0
Salvar

Por iniciativa do deputado Luis Cesar Bueno (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás realizou, na noite dessa segunda-feira, 8, no Plenário Getulino Artiaga, sessão especial para homenagear os representantes das tradições portuguesas em Goiás.

Na solenidade, receberam o Título de Cidadão Goiano Benjamim dos Santos Moreira e Amândio José Pacheco Mestre. Eles receberam também a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.

Para Luis Cesar Bueno, os homenageados com a Medalha do Mérito Pedro Ludovico Teixeira se dedicam a promoção do folclore português no sentido de integrar os idosos e ainda levar a alegria por onde passam.

“Nesta noite, vamos homenagear duas pessoas que lutam para resgatar a cultura portuguesa no Estado. É vibrante perceber o trabalho empreendedor que atende uma grande camada da população, que é a da terceira idade. Levar as tradições portuguesas às populações dos bairros atendidos pelo Grupo é de extrema importância,” declarou o parlamentar que é o autor da proposta.

Luis Cesar Bueno ainda ressaltou a importância dos portugueses no Estado, pois se trata da maior colônia estrangeira existente em terras goianas. “A amizade entre Brasil e Portugal nunca foi tão forte. Em Goiás, existem cerca de 3 mil portugueses e isso mostra o quanto é importante essa população no Estado em um momento em que o mundo vive um sistema de globalização”.

Homenageados

Eurico Benjamim dos Santos Moreira, membro fundador do grupo Dança e Cantares Portugueses, ocupou a tribuna para seu discurso.

“Minhas palavras são de agradecimento a todos os meus companheiros. Sintam meu abraço, meus agradecimentos e o meu muito obrigado. Agradeço a mãe da minha esposa que me trouxe para este querido Goiás,” contou o homenageado da noite.

“A importância deste trabalho social foi muito mais que social na época em que eu sofri o acidente. Graças a esse projeto conseguimos trabalhar a música como terapia, o que proporciona qualidade de vida a todas essas pessoas. Eu tenho apenas dois amores em minha vida, um é minha esposa o outro é o Grupo Dança e Cantares Portugueses”, acrescentou.

Logo em seguida, Amândio José Pacheco Mestre, que é presidente do Centro Português de Goiás, também proferiu seu discurso.

“Eu não conhecia o Estado de Goiás. Mas ouvia a orientação de Deus e tive a grande decisão na minha vida. Deus me disse: vá para lá que você terá uma grande realização na sua vida. Assim fiz, e estou aqui há 32 anos. Hoje me considero um belo goiano do pé rachado,” finalizou o presidente do Centro Português de Goiás que também foi homenageado nesta noite.

Apresentação

Durante a solenidade, o Grupo Danças e Cantares Portugueses faz apresentações musicais no Plenário, mostrando um pouco das tradições lusitanas.

Mesa da solenidade

Fizeram parte da Mesa da solenidade Luis Cesar Bueno, parlamentar propositor da homenagem; o assessor especial da Governadoria do Estado, professor Jônathas Silva, que nesta ocasião representou o Governador; a secretária municipal de Assistência Social, Maristela Alencar, representando o Prefeito de Goiânia; o fundador do Grupo Dança e Cantares Portugueses, Eurico Benjamim dos Santos Moreira; o presidente do Centro Português de Goiás, Amândio José Pacheco Mestre; o vice-presidente honorário do Grupo Dança e Cantares Portugueses, José Moreira; e o assessor parlamentar Wanderlei Correto, representando o Senador Wilder Morais.

Perfil dos homenageados

Eurico é membro fundador do grupo Dança e Cantares Portugueses, composto por idosos que se dedicam à promoção do folclore português. São 30 integrantes, entre homens e mulheres, todos acima dos 60 anos de idade.

Amândio é presidente do Centro Português de Goiás, onde adota como missão a difusão da diversidade cultural portuguesa em Goiás. O Centro Português possui diversas realizações que contribuem para a expansão da cultura lusa no Estado.

Luis Cesar Bueno lembrou que o grupo Danças e Cantares Portugueses adota como missão difundir a diversidade cultural e, ainda, a promoção de atividades com pessoas pertencentes à terceira idade, além de levar a alegria por onde passa. “O grupo já realizou diversas apresentações, regionais e nacionais e até internacionais. E mais: possui na bagagem dois CDs, dois DVDs e diversos prêmios conquistados ao longo de 12 anos de história”, disse. Estima-se que, em Goiás, haja cerca de 3 mil portugueses.

  • Publicações52542
  • Seguidores54
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações37
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/portugueses/209456519
Fale agora com um advogado online