jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

PRE/ES: vereador eleito de Itapemirim tem registro de candidatura indeferido

Decisão do TSE reformou acórdão do TRE-ES

há 7 anos
0
0
0
Salvar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou recurso elaborado pela Procuradoria Regional Eleitoral no Espírito Santo (PRE/ES) e indeferiu o registro da candidatura do vereador eleito de Itapemirim, no Sul do Estado, Estevão Silva Machado.

O então presidente da Câmara de Vereadores de Itapemirim, teve suas contas referentes ao exercício de 2006 rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), isto porque ele concedeu reajuste ao subsídio dos vereadores, com base em Lei Municipal, em data anterior ao reajuste anual dos servidores públicos, afrontando o artigo 37 da Constituição que diz: a remuneração dos servidores públicos e o subsídio somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices.

A ação do vereador gerou prejuízo no valor de R$ 5.919,48 nos cofres do município. No entendimento da PRE/ES e acompanhado pelo TSE, o reajuste dos vencimentos dos vereadores para a mesma legislatura, além do pagamento pela participação em sessões extraordinárias configuram irregularidades insanáveis, acarretam dano ao erário e são causas para a inelegibilidade do candidato e indicam atos de improbidade administrativa.

Recursos. Na decisão em primeiro grau, a Justiça Eleitoral indeferiu o registro da candidatura do vereador. Já em segundo grau, o registro foi deferido, pois o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE/ES) entendeu não estar configurado ato doloso de improbidade na ação do vereador.

Após recurso da PRE/ES, o TSE reformou a decisão do tribunal regional. Diante da decisão do TSE, o vereador impetrou mandado de segurança junto ao TRE/ES para que pudesse ser diplomado. Ele argumentou que a decisão do TSE foi monocrática e que somente após decisão do colegiado do Tribunal Superior poderia ter seu registro indeferido. Em decisão proferida no último domingo, dia 11, o relator do processo no TRE/ES indeferiu o mandado de segurança de Estevão Machado.

Diante da decisão, os votos para vereador no município de Itapemirim deverão ser recontados para definição de quem assumirá a cadeira deixada por Estevão Machado.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Espírito Santo
E-mail:

pres-ascom@mpf.mp.br
Telefone: (27) 3211-6444 / 3211-6489

www.twitter.com/MPF_ES

  • Publicações37267
  • Seguidores707
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações300
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pre-es-vereador-eleito-de-itapemirim-tem-registro-de-candidatura-indeferido/414679953
Fale agora com um advogado online