jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

PRE/SP: mantida cassação do prefeito de Taubaté

Em recurso do Ministério Público Eleitoral, TRE/SP mantém a cassação do prefeito de Taubaté

há 9 anos
0
0
0
Salvar

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SP) deu provimento parcial ao recurso do Ministério Público Eleitoral e manteve a cassação do prefeito de Taubaté (SP), José Bernardo Ortiz Monteiro Júnior, declarando-o inelegível pelo prazo legal de oito anos. A decisao do TRE/SP, com a manifestação favorável da Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE/SP), foi por quatro votos a dois.

O magistrado de primeiro grau reconheceu que o prefeito tinha se beneficiado da influência de seu pai, José Bernardo Ortiz, que presidia a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). De acordo com denúncia do Ministério Público Eleitoral, o prefeito participou de fraudes em licitações para compra de mochilas escolares para angariar recursos financeiros para sua campanha eleitoral.

Em sua sustentação oral no TRE/SP, o procurador regional eleitoral André Carvalho Ramos ponderou que a Justiça Eleitoral deve reagir contra o abuso de poder político nas eleições, para assegurar a lisura do processo eleitoral.

Cabe recurso ao TSE.

Processo relacionado

Recurso Eleitoral n.º 587-38.2012.6.26.0141

  • Publicações37267
  • Seguidores707
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações305
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pre-sp-mantida-cassacao-do-prefeito-de-taubate/149699056
Fale agora com um advogado online