jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

“Precatórios e Sequestro Humanitário” foi debatido no 2º Congresso de Direito Financeiro

0
0
0
Salvar


O tema “Precatórios e Sequestro Humanitário” foi apresentado na tarde de quinta-feira (11), durante o 2º Congresso Internacional de Direito Financeiro pelo professor Lauro Ishikawa, mestre e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ishikawa explicou que precatório é o instrumento que representa uma requisição judicial de pagamento, consubstanciado no ofício requisitório expedido pelo juiz da execução de sentença ao Presidente do Tribunal que proferir a decisão em face de a Fazenda Pública ter sido condenada ao pagamento de determinada soma em processo transitado em julgado. “Ocorre que há alguns casos em que a pessoa encontra-se com sérios problemas de saúde, em regra nas doenças sem cura conhecida, correndo risco de perder a vida, e não pode esperar o curso "normal" dos pagamentos dos precatórios”, destaca. Segundo ele neste caso o paciente necessita de recurso financeiro proveniente do recebimento de precatório para custear o tratamento, a fim de ter uma vida digna, ou pelos menos, uma sobrevida.

Segundo Ishikawa os “precatórios com razões humanitárias” caracterizam-se quando o credor da fazenda pública for acometido de uma doença grave, necessitando de cuidados especiais para continuar o seu tratamento médico. “Neste caso é justificável alterar a ordem cronológica de pagamento dos precatórios para respeitar a dignidade humana”, explica.


  • Sobre o autorTribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul
  • Publicações2721
  • Seguidores239
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações112
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/precatorios-e-sequestro-humanitario-foi-debatido-no-2o-congresso-de-direito-financeiro/207695368
Fale agora com um advogado online