jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Prescrição do dano moral trabalhista é regida pelo Código Civil

Publicado por Expresso da Notícia
há 18 anos
0
0
0
Salvar

Embora a reparação civil - indenização por dano moral - que o empregado porventura tenha direito seja julgada pela Justiça do Trabalho, o valor da indenização não pode ser confundido com um crédito trabalhista. O primeiro está sujeito aos prazos previstos no Código Civil , enquanto o segundo, aos prazos específicos das ações relativas a créditos trabalhistas.

Esse é o entendimento dos Juízes da 4ª Turma do TRT - Tribuanl Regional do Trabalho gaúcho em julgamento de recurso ordinário interposto em que um ex-motorista da Martins Comércio e Serviços de Distribuição Ltda pleiteia reparação por danos morais. O motorista teve o caminhão que dirigia apreendido pela polícia rodoviária federal em razão de irregularidades no acondicionamento da carga que transportava. Os alimentos, produtos químicos, remédios, produtos de higiene, tintas e óleos lubrificantes não estavam adequadamente separados de forma segura.

Por causa da apreensão, o motorista virou notícia em jornais e passou a ser alvo de situações vexatórias e humilhantes. Com a redução de 20 para três anos no prazo de prescrição produzida pela alteração do Código Civil , em 2002, a empresa alega estar prescrito direito do ex-empregado recorrer à Justiça para obter reparação pelo dano moral.

O relator do processo, juiz Ricardo Tavares Gehling, considerou que, embora o Código Civil tenha sido modificado, o fato em questão ocorreu antes da alteração legal (vigência do novo Código) e o prazo observado deve ser o de 20 anos.

Assim, a 4ª Turma manteve a condenação à empresa, a título de dano moral, no valor de correspondente a dez vezes a remuneração do ex-empregado.

(00682-2004-661-04-00-0 RO)

  • Publicações8583
  • Seguidores175
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações69
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prescricao-do-dano-moral-trabalhista-e-regida-pelo-codigo-civil/6449
Fale agora com um advogado online