jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Presidente de sindicato diz que alerta sobre guindaste em obra foi ignorado

Presidente do Sinacon afirma que técnico de segurança fez comunicado. Dois operários morreram na quarta-feira (27) após peça desabar em SP.

Publicado por G1 - Globo.com
há 10 anos
0
0
0
Salvar

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sinacon) e deputado estadual, Antonio de Sousa Ramalho, afirmou nesta quinta-feira (28) que um técnico de segurança suspeitou que o içamento da última peça da cobertura da Arena Corinthians poderia apresentar problemas. O deputado, porém, não especificou quais foram os indícios de insegurança apontados pelo operário.

"O técnico disse eu chamei o meu engenheiro de segurança, que concordou comigo que estava inseguro, que havia sinais de que esta torre iria tombar. O nosso engenheiro chamou o engenheiro de produção para dizer que estava muito perigoso. O engenheiro perdeu um certo tempo conversando com ele e ainda brincou: você é engenheiro de segurança do trabalho eu sou engenheiro civil. Isso é responsabilidade da engenharia civil e eu acho que isso aqui está 100% seguro, não há risco nenhum." Segundo ele, o fato de ser hora de almoço pode ter salvado muitas vidas.

A comunicação da suspeita do técnico e do engenheiro de segurança foi protocolada na obra, de acordo com o presidente do sindicato.

Investigação da Polícia Civil

Falha humana, defeito no guindaste e instabilidade do terreno são as principais hipóteses investigadas pela Polícia Civil de São Paulo para tentar encontrar a causa do acidente que matou dois operários na quarta-feira (27) nas obras do estádio do Corinthians, em Itaquera, Zona Leste, local escolhido para a abertura da Copa do Mundo, em junho de 2014.

"Tem que apurar se houve falha humana, problema mecânico ou instabilidade do terreno", disse nesta quinta-feira (28) ao G1 o delegado Luiz Antonio da Cruz, titular do 65º Distrito Policial, Artur Alvim.

O delegado e seus investigadores apuram as circunstâncias e eventuais responsabilidades pela queda de parte da cobertura do estádio que era içada por um guindaste que tombou, derrubando a peça de cerca de 400 ton...

Ver notícia na íntegra em G1 - Globo.com

  • Publicações68462
  • Seguidores114
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações48
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-de-sindicato-diz-que-alerta-sobre-guindaste-em-obra-foi-ignorado/112160374
Fale agora com um advogado online