jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Presidente do TJ entrega prêmio ao autor do novo layout do portal

0
0
0
Salvar

O estudante André Nicodemus, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi o vencedor do concurso de projeto web design do portal institucional do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Ele recebeu o prêmio de R$ 5 mil nesta sexta-feira, dia 19, entregue pela presidente do TJ, desembargadora Leila Mariano.

A iniciativa inédita de realizar o processo de licitação pública nacional, na modalidade concurso, para a modernização do site do TJ, teve o objetivo de incentivar a projeção de novos talentos.

A presidente do TJRJ destacou três características positivas do projeto vencedor: modernidade, limpeza e acessibilidade. Segundo ela, o Judiciário do Rio buscou inovar com alguém que tivesse uma visão diferenciada e que não fosse da casa.

“Queríamos alguém que não tivesse a nossa visão, por isso lançamos o concurso público entre os acadêmicos que quisessem criar um desenho de uma nova página. E foi muito interessante. Eles apresentaram vários projetos e nós, por unanimidade, depois da apuração técnica, optamos por aquele que você criou”, disse ela ao estudante André Nicodemus.

Para a presidente, mesmo com uma visão leiga, o trabalho impressionou pela apresentação mais clara e objetiva da página do portal. “Colocaram as coisas no devido lugar, tirando da primeira página tudo que era supérfluo”, ressaltou.

O desembargador Joaquim Domingos, presidente do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça, lembrou que não se tem notícia de outro órgão público que tenha inovado o seu cartão de visita, que é o seu site, optando pelo concurso aberto para a sociedade e universidades.

“O normal é fazer a licitação, chamar grandes empresas e, quando a gente resolve apostar na universidade, estamos optando pelo novo, pelo futuro. O resultado é espetacular e, dentro da simplicidade, vamos conseguir atingir todas os objetivos que buscamos com a mudança da página, que são rapidez, eficiência e um layout moderno, que atenda às necessidades do nosso usuário”, afirmou o magistrado.

Ele anunciou ainda que o novo site já está preparado para transferir algumas funcionalidades para os aplicativos móveis como celular, ipad e iphone. Entre as iniciativas há também a previsão de aplicativos nas áreas da Infância e da Juventude e do Subregistro que, de acordo com o desembargador, vão facilitar o acesso aos serviços prestados pela justiça.

Quatro dias intensos de trabalho

Estudante do 10º período de Comunicação Visual, André Nicodemus, de 29 anos, disse que desenvolveu o projeto durante quatro dias de intenso trabalho. Ele contou com a ajuda da amiga Marcela Abbade, também estudante da mesma área. André afirmou que fazer o novo layout foi um desafio, pois o site é visitado por milhões de pessoas. Por ano, o site do TJ do Rio tem cerca de 82 milhões de acessos e mais de 1.800 links.

“É um site que presta serviços e é acessado por milhões de pessoas. É uma grande responsabilidade. A ideia foi facilitar o acesso aos serviços para o maior número de pessoas possível, enxugar as informações, criando um layout que pudesse apresentar as informações mais claras possível”, contou.

O diretor da Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação (DGTEC), Sandro Denis de Souza Nunes, disse que o site já foi todo mapeado para definir como as informações devem ficar no novo portal. Itens duplicados foram retirados e a busca será realizada, no máximo, em três passos. “Faltava colocar toda esta estrutura em uma roupa nova. Isso, o André já fez e, agora, nós vamos aplicar o desenho que ele fez nas centenas de páginas do site”, explicou.

O diretor da DGTEC disse também que sua equipe passará todo o recesso forense, de 20 de dezembro a 6 de janeiro de 2015, trabalhando na implementação do novo portal, previsto para entrar no ar no dia 12 de janeiro.

Também participaram da entrega do cheque ao estudante os desembargadores Camilo Rulièri e José Roberto Portugal Compasso e as juízas auxiliares da presidência Valéria Pachá e Marcia Correia Hollanda.

MCO/JM

  • Publicações12259
  • Seguidores1234
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações29
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-tj-entrega-premio-ao-autor-do-novo-layout-do-portal/159177442
Fale agora com um advogado online