jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Presidente do TJPA instalou mais uma Vara de Juizado do Idoso em Belém

há 14 anos
0
0
0
Salvar

Mais uma Vara de Juizado Especial do Idoso foi instalada na Comarca de Belém para atendimento de feitos cíveis e criminais. Assim como a 1ª Vara de Juizado do Idoso, a 2ª Vara funcionará no campus Profissional da Universidade Federal do Pará, em prédio adequado que atende a todos os critérios de acessibilidade necessários para a melhor prestação de serviço à pessoa idosa. A instalação de mais uma unidade em novo espaço físico e a transferência de endereço da 1ª Vara, que antes funcionava na avenida José Bonifácio, no bairro do Guamá, foi possível mediante convênio firmado entre o TJPA e a UFPA. Nas duas Varas também foram instalados o Sistema de Processo Judicial Digital (PROJUDI) que corresponde à justiça sem papel, com maior celeridade e segurança na tramitação processual.

Além do presidente do Tribunal, desembargador Rômulo Nunes, estiveram presentes à cerimônia de instalação a vice-presidente do TJPA, desembargadora Raimunda Gomes Noronha; o diretor da Escola Superior da Magistratura e também no exercício da Coordenadoria dos Juizados Especiais, desembargador Leonardo Tavares; o reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy; o juiz Miguel dos Reis Júnior, titular da 1ª Vara e que responderá pelo expediente da 2ª Vara; a juíza Margui Bittencourt, diretora do Fórum Cível de Belém; o juiz Paulo Vieira, presidente da Associação dos Magistrados do Pará; os promotores de justiça de defesa dos direitos das pessoas portadoras de deficiência e idosas, Waldir Macieira e Adriana Simões; o diretor do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, professor Antonio José Mattos Neto; dentre diversas outras autoridades civis e acadêmicas. Também prestigiaram o evento estudantes de Direito da universidade.

O presidente Rômulo Nunes destacou a importância do momento considerando a ampliação do acesso aos serviços jurisdicionais a essa parcela da população, com o benefício da utilização da justiça sem papel, com tramitação exclusivamente eletrônica dos processos. O desembargador agradeceu a parceria da instituição de ensino destacando não só o serviço célere e de qualidade que será disponibilizado, mas também a formação e atuação acadêmica, uma vez que o convênio também prevê a abertura de vagas para estágio para as áreas de Direito, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social, as quais serão absorvidas para o melhor atendimento ao idoso.

O reitor também agradeceu a parceria, discorrendo sobre os objetivos comuns da instituição de ensino e do Poder Judiciário, e do ganho social que a instalação de mais uma Vara representa para todos. Também se manifestaram o juiz Miguel Reis, que falou sobre a importância da Vara; o promotor de Justiça Waldir Macieira, que abordou o impacto positivo da instalação da Vara; e o diretor do ICJ da UFPA, Antônio José, que tratou da representatividade das duas instituições enquanto agentes e instrumentos de cidadania.

De acordo com o juiz Miguel Reis, tramitam, atualmente, cerca de quatro mil ações na 1ª Vara (haverá uma redistribuição processual para a 2ª Vara), sendo que cerca de 90% desse quantitativo é de feitos da área cível. O promotor Waldir Macieira informou que a população de idosos no Pará é de cerca de 400 mil pessoas, sendo que uma média de 110 mil estão concentrados na Região Metropolitana de Belém. Ele ressaltou que a importância da criação de mais uma Vara é indiscutível para a busca da garantia dos direitos dos idosos que estão, cada vez mais, figurando como vítimas tanto na área cível como na criminal, onde é relevante o número de maus tratos. Segundo explicou, das reclamações que chegam à Promotoria, cerca de 75% correspondem a maus tratos (físicos e psicológicos) ou exploração financeira por parte de familiares. (Texto: Marinalda Ribeiro)

  • Publicações3309
  • Seguidores126
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1488
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-tjpa-instalou-mais-uma-vara-de-juizado-do-idoso-em-belem/2147833
Fale agora com um advogado online