jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Presidente do TRT/RJ afirma, em live do IAB, que tribunal continua aberto à advocacia

há 4 anos
0
0
0
Salvar
“O tribunal não parou e continua de portas abertas para a advocacia, pois a relação direta entre magistrados e advogados é indispensável à boa prestação jurisdicional.” A afirmação foi feita pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), desembargador José da Fonseca Martins Junior, nesta quarta-feira (15/4), ao falar sobre "O Judiciário frente à pandemia", tema da conversa com a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, na primeira live da entidade no Instagram, no perfil @iabnacional. Rita Cortez pontuou a afirmação do presidente do TRT/RJ, destacando que “a sociedade precisa do Judiciário funcionando”. Ao comentar sobre as recentes medidas adotadas pelos poderes Executivo e Legislativo, em razão da pandemia, a presidente nacional do IAB disse: “Como sempre, elas atingem fortemente a seara trabalhista”. Segundo a advogada, “há um volume absurdo de atos sendo baixados, muitos dos quais atingindo direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal”.

O presidente do TRT/RJ falou das medidas adotadas para manter o tribunal em funcionamento em tempos de isolamento social. Uma delas foi manter o decurso dos prazos dos processos judiciais eletrônicos. “Contudo, houve uma resistência forte por parte de muitos advogados”, informou José da Fonseca Martins Junior. Segundo o desembargador, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu suspender os prazos e, na próxima semana, analisará a possibilidade da sua retomada.

O presidente do TRT/RJ comentou também sobre a Resolução 6/2020, por ele assinada, estabelecendo a realização de audiências e sessões virtuais. A medida, contudo, resguarda o direito de os advogados das partes manifestarem o desejo de fazer a sustentação oral. “Nesses casos, os processos são suspensos e não entram na pauta, aguardando a realização do julgamento presencial, para que o advogado possa fazer a sustentação oral”, informou o magistrado.

José da Fonseca Martins Junior falou, ainda, que os alvarás não deixaram de ser expedidos pelo tribunal. “Inclusive, por conta de algumas dificuldades enfrentadas, segundo advogados, em agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, enviei ofícios às gerências determinando o pagamento imediato”, informou o presidente, que acrescentou: “Se for preciso, me reunirei com eles, por meio de videoconferência, para que a liberação dos valores não deixe de ocorrer”.
  • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
  • Publicações3565
  • Seguidores2517
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações24
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-trt-rj-afirma-em-live-do-iab-que-tribunal-continua-aberto-a-advocacia/831790076
Fale agora com um advogado online