jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Princípio da Continuidade no Direito do Trabalho

Análise sob a ótica da Súmula 212 do TST

há 7 anos
1
0
0
Salvar

Em regra, os contratos de trabalho têm prazo indeterminado, cessando por algum motivo previsto em lei, como em casos de rescisão contratual. Por via oblíqua, pode haver contratos de trabalho com período determinado nos casos de contrato de experiência.

Nessa estratagema, o ilustre doutrinador Délio Maranhão

“O contrato de trabalho caracteriza-se, em princípio, pelo sentido de continuidade; vive enquanto não se verifica uma circunstância a que lei atribui efeito de fazer cessar a relação que dele se origina".

SÚMULA Nº 212 - DESPEDIMENTO. ÔNUS DA PROVA

O ônus de provar o término do contrato de trabalho, quando negados a prestação de serviço e o despedimento, é do empregador, pois o princípio da continuidade da relação de emprego constitui presunção favorável ao empregado.

Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Civil, Consumidor e Eleitoral
  • Publicações26
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações741
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/principio-da-continuidade-no-direito-do-trabalho/516840311
Fale agora com um advogado online