jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Princípio do máximo benefício da tutela jurisdicional coletiva

há 16 anos
1
0
0
Salvar

De tal princípio se extrai que a sentença coletiva apenas pode beneficiar o direito individual. Ou seja, caso o autor seja o vencedor da demanda, qualquer indivíduo poderá aproveitar a sentença em seu favor. Contudo, no caso da improcedência do pedido, este resultado não prejudicará outros eventuais demandantes.

É o que dispõe o art. 103 , § 3 º do CDC : Os efeitos da coisa julgada de que cuida o art. 16 , combinado com o art. 13 da Lei n. 7.347 , de 24 de julho de 1985, não prejudicarão as ações de indenização por danos pessoalmente sofridos, propostas individualmente ou na forma prevista neste Código, mas, se procedente o pedido, beneficiarão as vítimas e seus sucessores , que poderão proceder à liquidação e à execução dos termos dos arts. 97 a 100. (grifo nosso)

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876143
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2911
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/principio-do-maximo-beneficio-da-tutela-jurisdicional-coletiva/98633
Fale agora com um advogado online