jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

PROCON-SP E SUPERMERCADOS MANTÊM DIVERGÊNCIA SOBRE SACOLA GRATUITA

Publicado por LegisCenter
há 12 anos
0
0
0
Salvar
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) se mantém irredutível em relação à distribuição gratuita das sacolinhas de plástico no varejo. Segundo apurou o Valor, a entidade vai propor que as sacolas continuem sendo oferecidas sem custos aos clientes dos supermercados até 15 de março, quando se comemora o Dia do Consumidor. Vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, o Procon-SP vai contra o acordo fechado entre a Associação Paulista de Supermercados (Apas) e o governo do Estado de São Paulo que, desde o dia 25 de janeiro, proibiu a distribuição gratuita das sacolinhas de plástico comuns no varejo. O acordo foi conduzido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, como forma de diminuir o descarte de plástico no meio ambiente. Ontem, representantes da Associação Paulista de Supermercados (Apas) se encontraram com o diretor geral do Procon-SP, Paulo Arthur Lencioni Góes, para tentar convencê-lo de rever a nota publicada no mesmo dia pelo órgão, que determinava a oferta gratuita de alternativa para os consumidores levarem suas compras. Quando não houvesse essa alternativa, como as caixas de papelão, o estabelecimento deveria oferecer a sacola biodegradável sem custos para o cliente, afirmava a nota. Diferentemente da sacolinha plástica comum, que foi banida dos supermercados desde o dia 25, a biodegradável é feita de amido e custa R$ 0,18. Esse é o preço cobrado do consumidor. Para o supermercado, a sacolinha plástica comum custava R$ 0,03. Mas o Procon-SP não voltou atrás e, na tarde de hoje, Lencioni Góes se reuniu com representantes da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, da Secretaria do Meio Ambiente e assessores do governo do Estado. A expectativa é que amanhã, sexta, haja um comunicado sobre o assunto.
  • Publicações9017
  • Seguidores389818
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações16
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procon-sp-e-supermercados-mantem-divergencia-sobre-sacola-gratuita/3009119
Fale agora com um advogado online