jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Procurador baiano denuncia deputado de Santa Catarina por incitar morte de estupradores

há 8 anos
13
1
31
Salvar

Por Alexandre Galvão/ Claudia Cardozo

O procurador de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Rômulo de Andrade Moreira, ofereceu uma denúncia ao Supremo Tribunal Federa (STF) contra o deputado federal Rogério Peninha (PMDB-SC) por uma postagem no Facebook que, segundo o procurador, incita publicamente "a prática de homicídio contra autores de estupro".

“Ressalte-se não ser imprescindível para a configuração do delito que a vítima esteja individualizada, tampouco que o crime instigado tenha, efetivamente, se realizado. Tampouco, que os potenciais destinatários da incitação se deixem persuadir por ela. Ao contrário, releva ser a conduta eficaz para instigar a prática delituosa”, aponta na denúncia.

Ainda segundo a queixa-crime, a postagem do parlamentar "instiga o crime".

"A sua conduta tem relevância absolutamente negativa, ainda mais tratando-se de um Deputado Federal que, certamente, tem influência sobre inúmeros eleitores, muitos deles, por que não, potenciais homicidas à espera apenas de um último incentivo para delinquir. Observe-se que já foram mais de oito mil compartilhamentos da postagem", ressalta.

  • Sobre o autorProcurador de Justiça - MP/BA e Professor de Processo Penal
  • Publicações710
  • Seguidores2437
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1486
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procurador-baiano-denuncia-deputado-de-santa-catarina-por-incitar-morte-de-estupradores/310722284
Fale agora com um advogado online