jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Procuradoria diz que Lei de Imprensa está parcialmente de acordo com a Constituição

Publicado por Folha Online
há 15 anos
0
0
0
Salvar

A Lei de Imprensa está parcialmente de acordo com a Constituição Federal mas alguns artigos devem ser alterados para se adequarem ao texto constitucional . O entendimento é do procurador-geral da República em exercício, Roberto Monteiro Gurgel Santos, em parecer encaminhado ao STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a ação apresentada pelo PDT que pede a revogação da lei.

O PDT pediu a revogação total da Lei de Imprensa --que regula a liberdade de manifestação do pensamento e de informação-- alegando que ela viola diversos preceitos constitucionais.

Em fevereiro deste ano, o STF suspendeu parte da lei, em vigor desde o final do governo Castello Branco, o primeiro dos generais-presidentes do regime militar (1964-1985).

A decisão foi prorrogada por mais seis meses em setembro deste ano a pedido do relator da ação, ministro Carlos Ayres Britto, que alegou falta de tempo para analisar o mérito da questão.

O deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ), que assina a ação do PDT, disse que a Lei de Imprensa foi "imposta em 1967 à sociedade pela ditadur...

Ver notícia na íntegra em Folha Online

  • Publicações59868
  • Seguidores38
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradoria-diz-que-lei-de-imprensa-esta-parcialmente-de-acordo-com-a-constituicao/413154
Fale agora com um advogado online