jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Procuradoria Federal dos Direitos Humanos não vai mais participar de audiências de custódia com presença de promotores de Justiça de São Paulo

0
0
0
Salvar

A Procuradoria Federal dos Direitos Humanos informou ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que não mais participará de audiências de custódia afetas ao Ministério Público de São Paulo (MP/SP). O posicionamento foi expresso em audiência pública realizada nesta segunda-feira (26), em Brasília, em virtude de representações de autoria do Procurador-Geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, e do corregedor-geral, Paulo Afonso Garrido de Paula, contra a intromissão de procuradores federais em atribuições do MP/SP.

Na reunião, a Procuradoria Federal dos Direitos Humanos reconheceu ainda que, nos termos da lei, não possui atuação judicial e tampouco se sobrepõe a outro órgão do Ministério Público.

Em relação ao procedimento instaurado pela Procuradoria dos Direitos Humanos para apurar as manifestações em São Paulo, não houve acordo. O PGJ reiterou que esse papel cumpre única e exclusivamente ao MP/SP, que vem se desincumbindo de suas tarefas constitucionais. Agora, o conselheiro Antônio Pereira Duarte, relator das representações, vai decidir se concede a liminar pedida pelo MP/SP para suspender a tramitação do procedimento.

Com informações do MP/SP

  • Publicações4145
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradoria-federal-dos-direitos-humanos-nao-vai-mais-participar-de-audiencias-de-custodia-com-presenca-de-promotores-de-justica-de-sao-paulo/388861250
Fale agora com um advogado online