jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Proibida a exposição e venda de animais em vitrines e gaiolas

há 9 anos
2
0
6
Salvar

Uma resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária proibiu pet shops e estabelecimentos comerciais a venderem, ou deixarem expostos em gaiolas e vitrines, qualquer espécie de animais de estimação. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União na última semana, e está em vigor desde quinta-feira (15). As lojas também deverão manter veterinários diariamente nos locais, algo que já é regulamentado por lei federal, mas que nem sempre era cumprido.

A mudança quer garantir a segurança, a saúde e o bem-estar dos animais, que devem ficar em ambientes sem excesso de barulho e com acesso restrito às pessoas. O local também precisa ter boa luminosidade e espaço adequado para cada tipo de animal, além de ser livre de poluição, e protegidos contra a ação do tempo e situações de estresse.

Para a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, Rosangela Damiani, a regulamentação dará força à lei. “A partir de agora, o veterinário deverá desempenhar seu papel com mais firmeza, mas também tranquilidade. Ele será responsável por atender qualquer intercorrência com os animais, e se perceber qualquer problema no manuseio com os pets em um banho, por exemplo, deverá avisar o proprietário do estabelecimento. Se nada for feito, o veterinário tem que comunicar o Conselho da classe”, afirmou. Segundo Rosangela, se o veterinário não fizer esse procedimento, poderá ser punido por omissão.

E uma das novidades da regulamentação é a forma de punição do médico veterinário. Antes, o profissional poderia ganhar uma advertência, ser suspenso, ou em casos extremos, ter o registro cassado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Com a regulamentação, o veterinário também poderá ser enquadrado judicialmente por maus tratos, com pena restritiva de direito de 3 meses a um ano.

Para a presidente da Comissão, será necessária fiscalização ostensiva por parte do Conselho, mas as possíveis punições não soam como ameaça, e sim, como triagem em um mercado tão concorrido. “Os pets irão se adequar à norma, e os profissionais e estabelecimentos que trabalham de forma correta irão se solidificar no mercado. Acredito que com o tempo, os maus profissionais não ficarão nessa área, e isso representa mais segurança e qualidade dos serviços, além de mais tranquilidade para os donos de animais”, completou.

Veja aqui a Resolução.

  • Publicações13065
  • Seguidores101
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações8044
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proibida-a-exposicao-e-venda-de-animais-em-vitrines-e-gaiolas/161293602
Fale agora com um advogado online