jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Projeto combate atuação de pedreiras clandestinas

A partir da segunda quinzena de maio, equipes percorrerão municípios para coibir a prática ilegal, que põe em risco a saúde de trabalhadores

há 10 anos
0
0
0
Salvar

Maceió – Procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) se reuniram na manhã de ontem (14), na sede do MPT em Alagoas, para oficializar a criação e implantação do Projeto Pedreiras. A iniciativa tem o objetivo de combater o trabalho degradante na extração clandestina de pedras no estado.

A partir da primeira quinzena do mês de maio, os dois órgãos realizarão inspeções conjuntas nos municípios e emitirão notificações recomendatórias aos gestores municipais, para que não adquiram materiais de pedreiras clandestinas e não incentivem a prática ilegal. O MPT fará um levantamento da quantidade de pedreiras existentes e suas localizações.

Em inspeções anteriores, o MPT já constatou irregularidades que põem em risco a saúde e segurança de trabalhadores, como falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), excesso de jornada, alimentação precária, ausência de instalações sanitárias, transporte irregular, mau fornecimento de água e uso inadequado de explosivos.

O Ministério Público do Trabalho e o MTE exigirão a desativação imediata das pedreiras ilegais e o isolamento das áreas. Caso descumpram as determinações, os donos dos estabelecimentos poderão sofrer penalidades judiciais.

Informações:

MPT em Alagoas

prt19.ascom@mpt.gov.br

(82) 2123-7946

  • Publicações7757
  • Seguidores632668
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações41
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-combate-atuacao-de-pedreiras-clandestinas/116555428
Fale agora com um advogado online