jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Projeto da Corregedoria se classifica em segundo lugar no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

há 10 anos
0
0
0
Salvar

O projeto Justiça nos Bairros, da Corregedoria Geral da Justiça, ficou em segundo lugar na classificação final do XII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2014, categoria Institucional, do 10º Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça, evento promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FCNJ).

Concebido a partir da constatação do aumento de demandas processuais em consequência de litígios que poderiam ser resolvidos dentro das próprias comunidades, o projeto, sempre coordenado por um juiz, é desenvolvido em parceria pela Assessoria de Comunicação da CGJ e pela 2ª Vara de Imperatriz, que tem como titular a juíza Ana Beatriz. Na comarca (Imeratriz), onde aconteceu a primeira edição do projeto, o bairro Leandra, considerado um dos mais violentos da cidade, foi o local escolhido para a realização das atividades.

Valores - O Justiça nos Bairros leva em consideração a dimensão social e a realidade de cada bairro e a ação é desenvolvida no sentido de resguardar o conjunto de valores dos cidadãos que ali vivem. As práticas sociais compartilhadas tornam-se instrumentos facilitadores na busca de soluções para os problemas vividos na localidade.

Nas palavras da corregedora da Justiça, desembargadora Nelma Sarney, a possibilidade de adequação a realidades diversas é um dos fatores de sucesso do projeto. Segundo ela, a ideia é estender a ação para outras comarcas do Estado, a fim de alcançar um número maior de cidadãos.

Com vistas à execução do projeto são desenvolvidas parcerias com instituições públicas, organizações privadas e os cidadãos que vivem na comunidade para a solução de problemas como coleta de lixo, iluminação, abastecimento de água, saneamento básico, transporte, assim como outros relacionados à saúde e à educação.

Diálogo - No âmbito da comunicação, o projeto se assenta em uma proposta de Relações Públicas, pautada na construção de relacionamentos entre públicos com interesses comuns. Na medida em que o projeto é implantado, o diálogo é estabelecido e diversas problemáticas da comunidade passam a ser resolvidos de forma pacífica e sem a necessidade ajuizamento de ações.

Marta Barros

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão asscom_cgj@tjma.jus.br www.facebook.com/cgjma

(98) 3198-4636/ 3198-4624

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, curta nossa página no Facebook.

  • Publicações7622
  • Seguidores215
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-da-corregedoria-se-classifica-em-segundo-lugar-no-premio-nacional-de-comunicacao-e-justica/135794245
Fale agora com um advogado online