jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Projeto estende prazo para protesto de letras de câmbio

Publicado por Câmara dos Deputados
há 11 anos
0
0
0
Salvar

Proposta em tramitação na Câmara aumenta para 30 dias o prazo para credores apresentarem título de protesto em cartório por falta de aceite ou de pagamento de letra de câmbio. Atualmente, o protesto deve ser feito no primeiro dia útil que se seguir à recusa do aceite ou ao vencimento. O novo prazo está previsto no Projeto de Lei 4555/12, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).

Aceite é o ato pelo qual o devedor se obriga pagar, no vencimento, a ordem que lhe é dada. Quando o sacado assina, ele efetivou o aceite, obrigando-se a pagar a letra de câmbio. A não aceitação do sacado permite que o portador proteste a letra.

Segundo o autor, a ampliação do prazo facilitará a negociação entre credores e devedores, conduzindo a uma diminuição no número de títulos protestados.

Tramitação

O projeto foi apensado ao PL 6792/06, que trata de também trata de protestos de títulos. As propostas, que tramitam em caráter conclusivo, serão analisadas pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara de Notícias

  • Publicações97724
  • Seguidores268406
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações102
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-estende-prazo-para-protesto-de-letras-de-cambio/100343547
Fale agora com um advogado online