jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Projeto para evitar sequestro de recém-nascidos passa em 1ª votação

0
0
0
Salvar

O projeto de lei nº 686/2011, de autoria do deputado licenciado Henrique Arantes (PTB), foi aprovado em primeira votação em Plenário nessa quinta-feira, 23. A matéria obriga a utilização de pulseiras com sensor sonoro para identificação e segurança de recém-nascido, nos hospitais e maternidades do Estado. De acordo com seu texto, os hospitais e maternidades ficam obrigados a colocarem as pulseiras de identificação nos recém-nascidos, imediatamente após o parto, além de adotarem identificação rigorosa e controle de fluxo das pessoas que entram e saem das suas dependências, instalando sistemas que acionem o dispositivo sonoro das pulseiras em todas as saídas. A pulseira só poderá ser retirada após alta do bebê, na presença da mãe ou responsável. Henrique Arantes afirma que o projeto é mais uma contribuição à luta para rever a situação de insegurança das maternidades e hospitais, em razão dos inúmeros casos de troca ou roubo de recém-nascidos. O parlamentar afirma que os métodos atuais de identificação são insuficientes para estancar o crescimento desses casos, já que muitas vezes as pulseiras são feitas de papel, podendo ser retiradas, falsificadas ou trocadas. A iniciativa que tomamos com essa propositura oferecerá, de forma imediata, mais segurança para todo o sistema de identificação de recém-nascidos, garantiu Henrique Arantes. Para se tornar lei, a matéria agora precisa ser aprovada pelo Plenário, em segunda votação e, posteriormente, receber a sanção do Governador do Estado.

  • Publicações52542
  • Seguidores54
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações47
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-para-evitar-sequestro-de-recem-nascidos-passa-em-1-votacao/3029683
Fale agora com um advogado online