jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024

Projeto proíbe cobrança de taxa de religação de água e luz

0
0
0
Salvar

Projeto de lei pretende proibir a cobrança da taxa de religação de serviços públicos de saneamento e de energia elétrica, nos casos em que houver corte de fornecimento por falta de pagamento. O projeto é de autoria do deputado Paulo Duarte (PT) e foi apresentada nesta terça-feira (3/4), na Assembleia Legislativa.

“Por questão de justiça, se o consumidor deixa de pagar a conta de água ou luz ele já sofre uma sanção que é o pagamento dos juros pelo atraso, então com a cobrança de uma taxa de religação, ele (o consumidor) estaria sendo penalizado em dobro”, justifica Duarte.

O autor da matéria explica, ainda, que em muitos casos a concessionária chega a cobrar valores exorbitantes para que a religação seja feita no prazo máximo de 24 horas. “Tem situações em que a taxa é de R$ 80 reais se o serviço for feito com urgência. Quantos milhões de reais as empresas ganham com esse tipo de cobrança, que não tem base legal nenhuma?”, questiona.

Sobre esse assunto, o parlamentar disse também que existe um entendimento do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) de que a cobrança da taxa é ilegal e abusiva. Em São Paulo, o Ministério Público também tem o mesmo parecer e já existem ações judiciais propondo a extinção dessa cobrança.

  • Publicações6582
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações460
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-proibe-cobranca-de-taxa-de-religacao-de-agua-e-luz/3077194
Fale agora com um advogado online