jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Projeto "Vale Sonhar" pretende reduzir casos de gravidez entre adolescentes sergipanas

0
0
0
Salvar

Os Promotores Conceição Figueiredo e Luis Fausto Valois, respectivamente do Núcleo da Infância e da Adolescência (NAIA) e do Núcleo da Educação do Ministério Público do Estado de Sergipe, promoveram a apresentação do Projeto Vale Sonhar, no último dia 19 de fevereiro, através da Diretora do Instituto Kaplan, Maria Helena. Estiveram presentes representantes de diversas Secretarias de Estado e do Município de Aracaju, Conselheiros Tutelares, Guardiões dos Abrigos e técnicos da área da Infância e da Adolescência. Para dar continuidade à sua implantação, as Secretarias do Estado e do Município de Educação, Saúde e Inclusão Social trarão propostas de operacionalização do Projeto à Audiência que se realizará na sede do MPE, às 8h do dia 18 de março.

Por meio da implantação do Projeto, o NAIA objetiva promover a redução dos índices de gravidez na adolescência, visto que no Estado de Sergipe, 22,45% dos nascidos são filhos de mães com idade entre 10 e 19 anos. Da gravidez inesperada muitas vezes decorrem problemas de saúde, sociais e educacionais.

O Projeto Vale Sonhar propõe um desafio no trabalho de educação sexual: motivar o jovem a prevenir a gravidez na adolescência. Ele entende a motivação como a principal forma de obter sucesso na prevenção, pois pesquisas comprovam que o conhecimento sobre os métodos contracepctivos não garante o seu uso. Palestras, música, teatro, poesia, desfiles, passeatas, concursos e brincadeiras fazem parte do processo de aprendizagem, e através da sua conscientização, os adolescentes se motivam a utilizar os métodos contraceptivos e evitar a gravidez da adolescência.

A implantação do Projeto envolve, também, o estabelecimento de parcerias com gestores estaduais e municipais, bem como a capacitação de professores e educadores universitários nos temas: Sexo e Sexualidade, Educação Sexual e Orientação Sexual, Papel do Agente Multiplicador na Prevenção, Sexualidade na Adolescência, Gravidez e Vulnerabilidade, Metodologia, Projeto de Vida, Reprodução Humana, Métodos Contraceptivos, e Medicação de Emergência. Através dos multiplicadores treinados, são implementadas oficinas de prevenção com alunos do ensino médio. Pais, alunos e comunidade escolar em geral também são envolvidos no processo, através da Rede Comunitária Escolar de Prevenção à Gravidez.

Já implantado nos Estados de São Paulo, Espírito Santo e Alagoas, e muito bem sucedido em todos eles, o Vale Sonhar atingiu índices de redução de gravidez na adolescência bastante significativos, comprovando a eficácia da sua metodologia. No estado de São Paulo, por exemplo, foi registrada uma redução de 80% dos casos, no primeiro ano de implantação do Projeto.

Rebecca Melo

Assessoria de Comunicação MP/SE

  • Publicações2242
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações33
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-vale-sonhar-pretende-reduzir-casos-de-gravidez-entre-adolescentes-sergipanas/959579
Fale agora com um advogado online