Projetos trazem três novas disciplinas à grade curricular
Diante da dinâmica de informações e transformações pelo qual as nossas crianças e adolescentes estão expostas hoje, a deputada Luciane Bezerra (PSB) propôs a inclusão de três novas matérias da grade curricular na rede de educação pública de Mato Grosso, via três projetos de lei: “Noções Básicas sobre o Uso Consciente, Responsável e Seguro da Internet”; “Judô - opção para Educação Física” e ainda “Planejamento Familiar e Educação Sexual”.
De acordo com o projeto de lei, a implementação da disciplina sobre o “Uso Seguro da Internet” visa coibir situações constrangedoras, abusos, ação de pedófilos e o estímulo ao comportamento violento.
“Os crimes cometidos na internet são os mesmos que acontecem fora do mundo virtual. Os tipos penais e punições são os mesmos. Casos de estelionato, injúria e calúnia, roubo de identidade, furto mediante fraude, além dos casos de pedofilia, são os mais frequentes”, atesta o texto jurídico do projeto de lei.
Já para os jovens atletas a deputada sugere a implantação do judô como disciplina fixa de Educação Física na grade curricular dos ensinos Fundamental e Médio, da rede pública.
“Em muitas escolas de ensino privado esta disciplina já é oferecida na grade. É importante oferecer as crianças e adolescentes novos princípios filosóficos, lúdicos e técnicos. O Judô Recreativo até o Judô Olímpico oferecem estes conhecimentos”, argumentou a deputada.
Outra disciplina fundamental que poderá ser incluída na grade da rede estadual é a de “Planejamento Familiar e Educação Sexual”. A criação desta lei se justifica pela qualidade e a oferta dos serviços de educação, saúde e segurança, uma vez que estes não acompanharam o aumento desproporcional da população, o avanço da medicina em relação à natalidade e o crescente aumento de mães adolescentes.
“Mesmo que o planejamento familiar seja decisão exclusiva do casal, cabe ao Estado instruir desde cedo estes jovens da responsabilidade que a formação de uma família traz ao indivíduo. Com o suporte de profissionais especializados, as crianças e adolescentes podem conversar e obter conhecimento e eliminar preconceitos e tabus.
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