jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Proposta de reforma política acaba com coligações partidárias

Publicado por Câmara dos Deputados
há 13 anos
0
0
0
Salvar

O anteprojeto do deputado Henrique Fontana (PT-RS) sobre a reforma política, que está sendo apresentado neste momento na comissão especial que trata do tema, prevê, dentre outros pontos, o fim das coligações partidárias.

A proposta prevê a possibilidade de formação de federações partidárias por um período mínimo de três anos, com abrangência nacional ou estadual. As federações, segundo o texto, atuarão como uma única agremiação, inclusive no registro de candidatos.

Referendo

O sistema de financiamento público exclusivo e o novo sistema eleitoral deverão, segundo o anteprojeto, ser submetidos a referendo popular, a ser realizado na terceira eleição para a Câmara dos Deputados sob a vigência das novas regras.

Outro ponto do texto é o fortalecimento da participação feminina no Legislativo. O anteprojeto torna obrigatória a alternância de gênero na lista preordenada.

A reunião ocorre no Plenário 7.

Continue acompanhando esta cobertura.

Tempo real: 15:11 - Anteprojeto da reforma política reúne regras para financiamento público

09:52 - Relator apresenta hoje parecer sobre a reforma política

  • Publicações97724
  • Seguidores268404
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações44
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proposta-de-reforma-politica-acaba-com-coligacoes-partidarias/2807785
Fale agora com um advogado online