jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Quadro da greve nacional em defesa do PCS

0
0
0
Salvar

BRASÍLIA - 13/10/11 - Atualmente, seis estados estão em greve por tempo indeterminado em defesa da aprovação dos PLs 6613/09 e 6697/09 [Bahia, Mato Grosso, São Paulo, Amazonas, Maranhão e Paraíba].

Outros estados já aprovaram a deflagração do movimento grevista como Rio Grande do Sul que inicia dia 17 de outubro. E a partir do dia 18, data indicada pela Fenajufe para que todos os Estados já estejam em greve, os servidores de Pernambuco cruzarão os braços, seguidos dos colegas no Rio de Janeiro, no dia 19, e do Piauí, no dia 20.

Uma série de outros sindicatos já está com assembleias marcadas, tendo como pauta central a definição da data do início do movimento grevista. Confira abaixo o quadro atual.

Sindjufe-BA: Em greve por tempo indeterminado desde o dia 1º de junho, os servidores baianos continuam a greve em defesa do PCS, até que seja apresentado um acordo garantindo a revisão salarial da categoria. A próxima Assembleia Geral será realizada na quinta-feira [20], às 13h, no TRE.

Sindijufe-MT: Em Mato Grosso, os servidores, que já estão em greve por tempo indeterminado desde o dia 7 de junho, continuam a paralisação pela aprovação do PCS. Além disso, o Comando Estadual dará continuidade a visita de convencimento e panfletagem que tem feito desde o dia 10 de outubro na Justiça Eleitoral. Eles começam às 13 horas e às 16 horas se reúnem no saguão de entrada do mesmo prédio para a Assembleia Geral e Ato Público de Greve. Esta visita deverá ser realizada no TRE/MT até que tenham passado por todos os setores e falado com cada servidor. O próximo órgão no qual deve ser realizado o mesmo trabalho é a Justiça Federal e, em seguida, a Trabalhista.

Sintrajud-SP: Os servidores da Justiça Federal e do TRF entraram em greve por tempo indeterminado no último dia 27 de setembro. No dia 5, foi a vez dos servidores da Justiça do Trabalho da Barra Funda aderirem ao movimento. Hoje [14], houve reunião Extraordinária dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais que, entre outras questões, discutiram a participação dos Oficiais de Justiça na Greve. Os principais fóruns federais do estado já estão na greve: São Carlos, Ribeirão Preto, Campinas, Santos, Araçatuba, Marília, Taubaté, entre outras cidades.

Sitra-AM/RR: Os servidores da Justiça do Trabalho no Amazonas entraram em greve por tempo indeterminado no dia 4 de outubro.

Sintrajufe-MA: Em greve por tempo indeterminado desde o dia 10 de outubro. Nesta sexta-feira, dia 14, a partir de 12h30, no TRE/MA, haverá Assembleia Geral de avaliação. Antes, os servidores da Justiça Federal prosseguem com sua concentração na sede do órgão, a partir das 10h. Eles continuam as conversas com os juízes para angariar apoio ao movimento. Após a concentração, os servidores da JF seguem para a assembleia geral no TRE. O mesmo acontece no Fórum Astolfo Serra que, após a concentração no local de trabalho, os servidores devem seguir para a Assembleia Geral no TRE. No TRE, a concentração tem início às 10h, e os grevistas decidiram fazer um arrastão no prédio, culminando com a Assembleia Geral da categoria, prevista para as 12h30 desta sexta.

Sindjuf-PB: Os servidores do Judiciário Federal da Paraíba iniciaram a greve, pela aprovação do PCS, nesta quinta-feira [13]. Com total adesão dos servidores na Paraíba, desde as primeiras horas da desta manhã os integrantes do comando de greve lacraram os portões e realizaram uma vigília para que somente o que foi considerado como serviço essencial permaneça funcionando. Na sede do TRT o protesto teve a participação de cerca de trezentos servidores. As Varas do Trabalho em João Pessoa, Patos e Mamanguape também estão fechadas. Foi publicado ato do presidente determinando que somente os setores de pagamento, protocolo e fornecimento de certidões deverão funcionar no período que durar a greve. Da mesma forma, todos os prazos processuais e as audiências foram suspensos. Nem mesmo o pessoal da limpeza do TRT entrou no tribunal.
O TRE-PB, na Capital, também está fechado, com obstrução da garagem, permitindo apenas a entrada de carros oficiais e de juízes. A Central de Atendimento ao Eleitor está totalmente paralisada. As Zonas Eleitorais no Estado também estão fechadas. Na sede da Justiça Federal, os portões estão trancados com correntes e faixas, com a presença do Comando de Greve. Somente os estagiários estão entrando no local. Em Campina Grande, o TRT e o TRE-PB também estão paralisados, com manifestações e distribuição de carta-aberta à população.

Sindicatos que já decidiram a data do início da greveSintrajufe-RS: A assembleia geral, realizada no sábado [08], deliberou pela deflagração de greve geral por tempo indeterminado a partir do próximo dia 17, segunda-feira, em todos os ramos do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul. Foi decidido, também, que o sindicato fará a convocação da categoria para participar de um ato no dia 14, ao lado dos bancários e dos trabalhadores dos Correios, durante a visita que a presidente Dilma Rousseff fará a Porto Alegre.

Sintrajuf-PE: Em Pernambuco, a greve por tempo indeterminado terá início no dia 18 de outubro.

Sisejufe-RJ: No Rio de Janeiro, a categoria já decidiu paralisar os trabalhos a partir do dia 19 de outubro. O sindicato tem feito trabalho de mobilização com o objetivo de organizar a greve.

Sintrajufe-PI: No dia 20 de outubro será a vez dos servidores do Piauí iniciarem a greve por tempo indeterminado. A categoria realizou nesta terça-feira [11] nova paralisação de 24 horas.

Sindjus-AL: Os servidores do TRT aprovaram, em assembleia setorial nesta terça-feira [11], o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 25 de outubro. A deliberação ainda será apreciada na assembleia geral do dia 18 de outubro. O sindicato irá realizar novas assembleias setoriais com os servidores do TRE, da PRT e da JF para decidir sobre a greve por tempo indeterminado.
Paralisações de 24 horas e parciais

Sindjufe/MS - Nesta sexta-feira [14], servidores do Poder Judiciário Federal e Ministério Público da União em Mato Grosso do Sul irão paralisar suas atividades. A categoria realizará manifesto em frente ao prédio das Varas do Trabalho, em Campo Grande, a partir das 10 horas. O objetivo do ato é reivindicar a aprovação do reajuste salarial da categoria, que há cinco anos não sofre adequação. A categoria já realizou uma paralisação de 48 horas na última semana e, no ato de amanhã, irá promover uma assembleia às 14 horas para deliberar sobre a possibilidade de greve no Estado.

Sintrajusc-SC: Os servidores em Santa Catarina aprovaram paralisação de 24 horas no dia 18 de outubro.

Sitraemg-MG: No dia 19 de outubro realizam paralisação de 24 horas, acompanhada de ato público, desta vez em frente ao prédio da Justiça Federal em Belo Horizonte, também às 13h.

Sinpojufes-ES: Os servidores do Espírito Santo decidiram fazer paralisações diárias a partir da próxima terça-feira [18/10], das 12 às 14 horas. A decisão foi tomada em assembleia realizada na tarde desta terça-feira [11/10], onde os servidores discutiram a conjuntura envolvendo a aprovação do PCS e a mobilização da categoria em todo país.

Assembleias para discutir a entrada na greveSindiquinze-SP: O sindicato realiza, na sexta-feira [14], assembleia geral de deliberação sobre greve por tempo indeterminado a partir do dia 18 de outubro. A assembleia do dia 14 de outubro será realizada às 11h [primeira chamada] e às 11h30 [segunda chamada], em frente ao Fórum Trabalhista de Campinas e nos demais fóruns das subsedes da 15ª Região [Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba] para que a votação ocorra com a participação de toda a categoria.

Sintrajufe-CE: No dia 18 de outubro, o sindicato realizará assembleias em vários locais de trabalho para definir a adesão ao movimento. Às 10h30 da manhã, o encontro será com os servidores da 21ª Vara Federal [Unifor], em Fortaleza. E às 13h, a assembleia será no átrio do Edifício [Anexo Aldeota]. Já às 15h, o encontro será com os servidores das Subseções Judiciárias de Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

Da Fenajufe, com informações dos sindicatos filiados

  • Publicações3077
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quadro-da-greve-nacional-em-defesa-do-pcs/2880714
Fale agora com um advogado online