jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Qual a natureza jurídica do amicus curiae? - Áurea Maria Ferraz de Sousa

há 14 anos
0
0
0
Salvar

As lições são de Pedro Lenza, de acordo com quem, é possível obter vários posicionamentos a respeito da natureza jurídica do amicus curiae . A título de exemplo, ele menciona que Celso de Mello, por ocasião do julgamento da ADI 2.130, referiu-se a uma intervenção processual.

De acordo com o eminente professor, é razoável dizer que a natureza jurídica do amicus curiae é de modalidade sui generis de intervenção de terceiros , com características próprias, aplicável ao processo objetivo de controle de constitucionalidade.

Referência :

LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 12ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008. p. 196.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876140
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3646
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-a-natureza-juridica-do-amicus-curiae-aurea-maria-ferraz-de-sousa/2115319
Fale agora com um advogado online