jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Qual é a pena prevista ao servidor público que faltar, sem causa justificada, por sessenta dias, interpoladamente, durante o período de doze meses? - Denise Cristina Mantovani Cera

há 13 anos
1
0
0
Salvar

Aos servidores públicos federais, de acordo com o artigo 127 da Lei 8.112/90, são aplicáveis as seguintes penalidades disciplinares:

Art. 127 . São penalidades disciplinares:

I - advertência;

II - suspensão;

III - demissão;

IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

V - destituição de cargo em comissão;

VI - destituição de função comissionada.

Uma das hipóteses de aplicação da penalidade de demissão é a inassiduidade habitual, conforme prevê o inciso III do artigo 132 da referida lei:

Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos:

(...)

III - inassiduidade habitual;

Por sua vez, o artigo 139 da lei em comento nos dá o conceito de inassiduidade habitual, dispondo:

Art. 139. Entende-se por inassiduidade habitual a falta ao serviço, sem causa justificada, por sessenta dias, interpoladamente, durante o período de doze meses.

Assim, a pena para o caso previsto é a de demissão.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876142
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3017
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-e-a-pena-prevista-ao-servidor-publico-que-faltar-sem-causa-justificada-por-sessenta-dias-interpoladamente-durante-o-periodo-de-doze-meses-denise-cristina-mantovani-cera/2636172
Fale agora com um advogado online