jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Quando a diarista poderá ser considerada empregada doméstica? - Katy Brianezi

há 15 anos
0
0
0
Salvar

Segundo ensinamentos de Maurício Godinho Delgado, não será possível enquadrar a diarista como empregada doméstica, tendo em vista a ausência de continuidade do trabalho.

Assim, de acordo com a teoria da fixação poderá ser considerada trabalhadora eventual, uma vez que eventual é o trabalhador que não se fixa a uma fonte de trabalho.

Ressalte-se que a fixação é jurídica, ou seja, o trabalhador eventual possui vários tomadores de seus serviços, porém, como é de curta duração, não se fixa ao poder diretivo de um único empregador, ao contrário dos trabalhadores subordinados.

Este, em regra, é o caso da diarista. No entanto, cumpre ressaltar que se o trabalho das diaristas ocorrer em três ou mais dias na semana ainda que intermitente, porém de forma habitual, de trabalhadora eventual (diarista) passará a ser considerada empregada doméstica, uma vez existente a continuidade da prestação de serviços.

Portanto, a diarista em regra será considerada trabalhadora eventual, salvo haja caracterização da continuidade na prestação de serviços a um mesmo empregador, momento em que deixará de ser eventual e passará a ser considerada doméstica.

Fonte: SAVI

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876147
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1732
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quando-a-diarista-podera-ser-considerada-empregada-domestica-katy-brianezi/159566
Fale agora com um advogado online