jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

Quando posso deixar de pagar a pensão alimentícia ao meu filho?

Publicado por Olga Câmara
há 4 anos
4
0
2
Salvar

Muitos acreditam que quando o filho completa 18 anos, este não deve mais receber pensão alimentícia. Porém, não é bem assim que funciona.

Se a pessoa tem interesse em deixar de pagar a pensão alimentícia ao filho que atingiu a maioridade, deve adentrar com uma Ação de Exoneração de Alimentos, mas, primeiramente, deve comprovar que este não precisa mais dos alimentos e já consegue se sustentar.

Porém, caso o filho ainda esteja fazendo faculdade, a justiça entende que o pai/mãe tem o dever de sustentar o filho até que este se forme e tenha condições de se sustentar. Entende-se como idade limite a de 25 anos.

Mas se, após se formar na faculdade, o filho quiser fazer pós-graduação?

Nesse caso, o STJ entende não ser cabível a continuação da obrigação de prestar alimentos.

Além disso, é importante deixar claro que caso o filho ou a filha contraia casamento, mesmo antes de se formar na faculdade, presume-se que esse não tem mais a necessidade de receber alimentos.

Ademais, importante deixar claro que cada caso é um caso. É necessário que você procure um advogado e explique a sua situação. Bem como é imprescindível que haja uma decisão judicial e que o filho exerça o contraditório para que se cesse a obrigação de prestar alimentos.

  • Sobre o autorApaixonada pelo Direito Civil e do Consumidor
  • Publicações63
  • Seguidores47
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações102
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quando-posso-deixar-de-pagar-a-pensao-alimenticia-ao-meu-filho/863624685
Fale agora com um advogado online