jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Quem é a russa que quer punir os torcedores brasileiros acusados de assédio

Publicado por Espaço Vital
há 6 anos
0
0
0
Salvar

Ao contrário de que alguns veículos de mídia on-line publicaram ontem (20), a russa Alena Popova não é jurista. A mulher que está instigando o mundo a se manifestar em uma petição on-line - para que os torcedores brasileiros flagrados em um vídeo assediando mulheres de seu país durante a Copa do Mundo sejam responsabilizados - se identifica como ativista social.

Ela exerceu a atividade de jornalista, se diz uma empreendedora e trabalha desde 2014 com a deputada Galina Petrovna Khovanskaya na Duma, a chamada Câmara Baixa do Parlamento da Federação Russa. As informações são da Organização Extra Classe, mantida pelo Sinpro-RS (Sindicato dos Professor Privados no Rio Grande do Sul) e que se propõe realizar “um jornalismo além da superfície”.

Alena se diz chocada com as imagens que repercutiram nas redes sociais, causando revolta entre personalidades e internautas. A petição foi endereçada ao Ministério do Interior da Rússia e à Embaixada do Brasil no país.

Para Alena, a lei russa permite várias opções para penalizar alguém que agride publicamente a honra e a dignidade de outra pessoa. No caso dos brasileiros, a ativista acrescenta que eles não humilharam apenas a mulher que aparece no vídeo, como também todas as mulheres da Rússia. “No começo um dos homens acrescenta a palavra ´russos´”, declara.

Na descrição dos ´considerandos´ em que sustenta o abaixo-assinado, a ativista informa: “Os cidadãos estrangeiros em vídeo podem ser responsabilizados por cometer um delito nos termos da Parte 1 do artigo 5.61 do Código da Federação Russa sobre Infracções Administrativas”.

Desde 2013, Alena Popova ainda está à frente do projeto Mulheres Protegidas. “Dentro da minha luta contra a desigualdade de gênero eu me concentro no combate à violência doméstica que acontece em cada quatro famílias russas”. Segundo Alena é o problema mais crítico, “já que não só causa danos físicos, mas também psicológicos, influenciando assim a vida futura de uma mulher”, pontua.

Ela diz que está trabalhando o projeto no Legislativo para instituir uma lei contra a violência doméstica e, paliativamente, ajudando as mulheres vítimas na procura de alojamento temporário e prestando auxílio jurídico.

Para mais detalhes, leia a matéria assinada pelo jornalista Marcelo Barreto, diretamente na origem.

  • Publicações23538
  • Seguidores516
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações61
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quem-e-a-russa-que-quer-punir-os-torcedores-brasileiros-acusados-de-assedio/592403077
Fale agora com um advogado online