jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Radares nas estradas terão de ser sinalizados com 200 metros de antecedência

0
0
0
Salvar

O Projeto de Lei 587/2011, de Roque Barbiere (PTB), proíbe a instalação de radares, fixos ou móveis, em locais cuja visibilidade seja dificultada aos motoristas. Nessas situações, os motoristas deverão ser alertados por três placas indicativas com os dizeres: "Atenção! Radar a 200 metros!" ; "Atenção! Radar a 100 metros!"; e "Atenção! RADAR AQUI!".

Para Barbiere, a utilização de radares foi promovida sob a configuração de prevenção de acidentes e como forma de educar os motoristas, mas hoje, a presença de tais dispositivos se deve à indústria das multas."Há clareza no fato de que o foco principal para o estabelecimento dos radares tornou-se, tão somente, a arrecadação vultosa e desenfreada, considerando o grande número de multas geradas", argumenta.

O deputado cita a Resolução 214 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que obriga a existência de sinalização vertical informando a existência de fiscalização e a velocidade máxima permitida. Para ele, a contrariedade ao preceito legal "esculpe claramente a intenção ardilosa de promover verdadeiras armadilhas ao condutor". (FC)

  • Publicações32201
  • Seguidores115
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações80
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/radares-nas-estradas-terao-de-ser-sinalizados-com-200-metros-de-antecedencia/2733231
Fale agora com um advogado online